Materiais pedagógicos como cartazes, murais, mapas, jogos e brinquedos são essenciais para que o professor da educação infantil desenvolva um ensino de qualidade.
É considerado material didático todo o material que tem por objetivo apoiar a atividade pedagógica, de modo que o seu conteúdo esteja relacionado à transmissão do conhecimento de forma sistematizada e de acordo com o planejamento pedagógico.
A Eletiva é um componente curricular oferecido semestralmente e de livre escolha dos estudantes. A escola deve oferecer um conjunto de opções de Eletivas contando com duas aulas semanais de 45 minutos. Cabe aos professores atribuídos elaborar os planos de aula das Eletivas, nos quais devem constar uma ementa.
“A ideia da Eletiva é que o aluno use aquele conhecimento para o resto da vida, além de se interessar pelo diferente, conhecer novos rumos e alterar seu projeto de vida. Ela ajuda a mostrar caminhos diversos e novas possibilidades de atuação”, avalia Rossieli Soares, secretário da Educação.
A eletiva permite o desenvolvimento destas e outras habilidades e competências, todas presentes na Base Nacional Comum Curricular, através de dinâmicas, análise de notícias e vídeos, rodas de conversa e pesquisa, envolvendo temas contemporâneos e pertinentes a realidade dos/as estudantes.
As eletivas são novas matérias, mas com assuntos diversificados e com o intuito de conectar o jovem com a escola e com o mundo que o cerca. Através das novas disciplinas, nossos alunos poderão desenvolver sua inteligência emocional e seu raciocínio crítico, aliados à habilidade de expressão e inteligência numérica.
3 - As aulas de ELETIVAS podem ser atribuídas para um mesmo docente até no máximo a metade da quantidade de turmas de Eletivas que a escola possui no mesmo turno, desde que seja garantida a possibilidade de escolha por parte dos alunos em turmas de mesmo ano/série ou ano/série próximo (podem ser reenturmados: 6º com 7º ...
As atividades eletivas têm uma proposta diferenciada de avaliação que não se traduz em menções ou conceitos que indicam aprovação ou reprovação. Sua participação será avaliada no contexto do desenvolvimento do que foi proposto ao longo do processo de trabalho.
Eletivas, comumente a nomeação dada a algumas matérias no âmbito universitário, são matérias complementares, ou seja, contam créditos e ajudam a fazer com que um estudante atinja o número de créditos necessários para seguir a sua jornada ou se formar.
Sobre o processo de criação e escolha de uma Eletiva, é CORRETO afirmar que: ... A escolha dos estudantes acontece por meio do Feirão das Eletivas. c. Durante o período que antecede a escolha das Eletivas, os estudantes não fazem nenhum tipo de atividade relacionado às Eletivas.
MATERIAIS DIDÁTICOS
O material didático dirige-se, simultaneamente, a professores e alunos e apresenta-se como elemento fulcral na produção, circulação e apropriação de conhecimentos decisivos para a qualidade do aprendizado, resultante das atividades escolares .
Um bom material didático pode oferecer um caderno à parte para complementar o conteúdo transmitido. Nele, incluem-se atividades, jogos, exercícios, entre outros tipos de mecanismos de interação. Ele deve ser adequado, também, para a utilização em conjunto com o restante dos materiais pedagógicos.
Como elaborar material didático para EAD: 6 dicas para encantar os alunos
Para o material didático tem uma função determinante na construção do conhecimento, além de, em alguns casos, ser o primeiro meio de contato do aluno com o curso (VELÁSQUEZ, 2009). Na EAD, “o material didático é o canal mais importante na comunicação com o aluno. Muitas vezes confunde-se até mesmo com o próprio curso”.