Inicialmente, o cristal não têm cor própria até um jovem Padawan o encontrar. Quando o aprendiz recolhe e cria uma ligação com o cristal, a cor surge e este será o coração do seu sabre de luz. Até recentemente acreditava-se que os sabres de luz de cor vermelha eram energizados por cristais Kyber artificiais.
Uma cor rara de se ver. Mas quando surge, geralmente é nas mãos de um Jedi Sentinela. Além das características iguais ao amarelo, o roxo é ligado a Jedis com um estilo mais agressivo. É conhecido por ser a cor de Siths que se transformaram em Jedis, buscando redenção pelos erros do passado.
Se você quer se tornar um Jedi, você precisará de um sabre de luz. Os sabres de luz que oferecemos vêm em 12 tonalidades diferentes. Isto significa que se você gosta de várias cores, não terá que fazer uma escolha, pois poderá tê-las todas em suas mãos:
Este é o tom mais fácil de entender e diferenciar em toda a saga. Afinal, apenas os vilões empunham sabres de luz vermelhos. De “simples” Inquisidores como Reva, passando por Darth Vader, chegando a Kylo Ren, todos possuem lâminas vermelhas.
Viaje agora mesmo para uma galáxia muito, muito distante e mergulhe neste incrível universo de Star Wars. Somente no Disney+ você encontra todos os filmes da franquia criada por George Lucas.
A saga criada por George Lucas — e inteiramente disponível no Disney+ — conquistou o público não apenas por sua história intergaláctica e suas criaturas de outro planeta. Mas as armas e equipamentos também se destacaram, principalmente os brilhantes e mortais sabres de luz.
Assim como é possível corromper um cristal Kyber, também se pode recuperar a gema. Neste caso, os usuários da Força equilibram o cristal, o que faz com que ele passe a emitir uma luz branca.
Dizem que o sabre de luz azul representa a justiça e a coragem, dois dos principais pilares defendidos pelos Jedi. Também diz respeito ao alinhamento espiritual do cavaleiro com o cristal. O sabre azul foi utilizado por personagens como Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker, Luke Skywalker e Tera Sinube.
O sabre de luz amarelo que ela fez para si mesma parece simbolizar o equilíbrio que ela encontrou entre os lados escuro e claro da Força. Um pouco como o sabre de luz roxo. Ela não é o próximo Luke ou o próximo Anakin, ela é apenas Rey. O que pode se encaixar na descrição de uma Jedi Sentinel, mas isso é apenas um trabalho de adivinhação. Você é livre para encontrar suas próprias respostas.
Estas armas consistem principalmente de um cabo que atua como emissor, um poderoso feixe de plasma retrátil e um cristal Kyber que é a principal fonte de energia para o feixe de luz. São esses cristais Kyber que dão aos sabres de luz suas diferentes cores. Eles são raros, ligados à força, e vêm da natureza (exceto para os sith que usam um cristal cibernético sintetizado). Eles são encontrados em vários planetas da galáxia, secretamente bem guardados.
Empunhado por Mace Windu (Samuel L. Jackson), este tom único de sabre de luz tem uma curiosa história. Em entrevista ao talk-show “The Graham Norton Show”, o ator contou que pediu pessoalmente a George Lucas para que sua lâmina fosse dessa cor, por ser a sua favorita.
A primeira vez que um sabre azul apareceu na franquia foi logo no primeiro filme: Episódio IV: Uma Nova Esperança. Ele logo foi associado à Ordem Jedi, sendo utilizado pelo próprio Luke Skywalker (que ainda não era um Jedi aqui, mas já estava nos caminhos da Força). Embora não seja a única cor utilizada por esses cavaleiros, é a mais frequente, como pode ser observado na trilogia dos episódios I, II e III.
Se observarmos as histórias de Star Wars, essa cor frequentemente é utilizada por Jedi mais experientes e sábios, como Yoda, Qui-Gon Jinn e Luke Skywalker, após completar o seu treino. Ahsoka Tano também chega a utilizar um sabre verde, com um tom levemente mais claro.
O tom amarelo das lâminas geralmente são usadas pelos Jedi sentinelas — uma espécie de meio-termo entre os Jedi guardiões e os Jedi consulares. Eles são cavaleiros com boas habilidades de combate e grande equilíbrio mental e físico entre os lados de luz e obscuro da Força.
Explicaremos de onde vem a cor de um sabre de luz desde sua concepção e o significado (não-oficial) de cada sombra. Isto lhe permitirá compreender melhor os personagens de acordo com sua lâmina, mas também saber qual cor o atrai mais se você quiser adquirir seu próprio sabre de luz. Se você quiser se tornar um especialista no assunto, fique com ele até o final.
Ninguém precisa decorar as frases de efeito de Obi-Wan Kenobi ou ir à convenções de fãs vestido como algum personagem, mas é quase certo que todo fã de Star Wars já fez uma coisa na vida: fingiu estar em uma luta de sabres de luz.
De acordo com The Jedi Path: A Manual for Students of the Force, as cores do sabre de luz indicavam inicialmente o papel de um Jedi na Ordem. Por exemplo, os cónsules, focados em não-violência, usavam sabres de luz verde pra simbolizar a paz. Jedis Guardiões, por outro lado, usavam sabres de luz azul como um símbolo da uniformidade e da solidariedade. Estas cores simbólicas começaram por volta de 4.000 ABY. Por 1.032 ABY, as cores de sabre de luz ainda estavam associadas a diferentes tipos de Jedi, mas não eram nem necessárias e nem exclusivas. Kerra Holt em Knight Errant, por exemplo, empunha um sabre de luz verde, apesar de não ter associação aos cónsules.