Moagem, refino e conchagem. Por fim, os nibs de cacau são moídos em moinho de pedra por cerca de 48 horas (dependendo da fórmula do chocolate, da safra, do clima…) para se transformarem em chocolate de origem. Nesta etapa, são acrescentados os outros ingredientes, como açúcar e a manteiga de cacau.
Cultivo econômico
O cacau é um fruto muito apreciado por sua polpa adocicada e por sua semente, a qual é utilizada na fabricação do chocolate. Ele é muito benéfico à nossa saúde, apresentando propriedades anti-inflamatória, antioxidantes e cardioprotetoras. Quanto maior o teor de cacau, maior o benefício do produto.
A parte do cacau usada para fazer o chocolate é a semente, que não é marrom, não tem sabor de chocolate e é bem amarga.
Chocolates
Na fabricação do chocolate é usada massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau, e possivelmente, leite. Todo fabricante tem, para cada um de seus produtos, uma formulação própria, onde a proporção dos ingredientes varia conforme o produto final.
Coloque água em recipiente próprio e leve ao fogo até atingir uma temperatura suportável ao contato com as mãos. Desligue o fogo e coloque dentro deste recipiente, um refratário com chocolate picado. Mexa até o chocolate derreter.
Coloque o chocolate nesse recipiente, encha uma panela com água, coloque a vasilha dentro da panela e leve tudo ao fogo baixo. À medida que a água for esquentando, ela vai promover o derretimento do chocolate. Mexa-o constantemente com uma espátula de silicone para que ele derreta por igual.
Junte 2 a 3 colheres de sopa de água bem quente, coloque novamente em banho maria e mexa até obter de novo uma consistência cremosa.
Provavelmente isso já aconteceu com várias colegas. O motivo é simples é que não foi temperado corretamente, sempre que for usar chocolate nobre ou seja puro precisa temperar não tem nem conversa tem que temperar mesmo se não fizer corretamente vai derreter sem dúvidas.
Assim que o chocolate estiver derretido, você pode começar a mergulhar as frutas, biscoitos ou doces diretamente na panela de cima. Para manter o chocolate derretido enquanto você mergulha os alimentos, diminua o fogo e mexa o chocolate de vez em quando.
Pode ser por vários fatores, como o “sugar bloom”, “fat bloom” ou erro na hora da temperagem. O Fat bloom ocorre quando a manteiga do cacau vai parar na superfície do chocolate e isso pode acontecer tanto na hora da temperagem quanto durante o transporte do ovo pronto.
O primeiro motivo pode ser uma temperagem incorreta do chocolate. Quando isso acontece, o chocolate não endurece e fica colado na forma. Além de derreter facilmente, sem a temperagem o chocolate fica sem brilho e com aspecto emborrachado.
O correto é deixar o chocolate em uma geladeira com boa ventilação de ar, em uma temperatura de 14°C a 16°C, durante 30 minutos. Ao terminar este tempo, veja se o chocolate contraiu o suficiente dentro da forma. Para isso veja se o chocolate está todo clarinho ou continua apresentando pontos mais escuros.
Corte um pedaço de papelão, na mesma largura da forma. Embrulhe-o com papel alumínio, bem fechado e várias vezes para ajudar a reforçar a divisão. Pegue uma folha de papel manteiga, dobre ao meio e coloque a tira de alumínio aí dento, na dobra.
Como desenformar ovo de Páscoa
Leve o molde para a geladeira por 2 minutos, retire, coloque outra camada de chocolate e volte para a geladeira. Você vai repetir esse procedimento até que o ovo fique com a espessura que desejar. O ideal é fazer isso três vezes. Deixe o ovo esfriar na geladeira de 20 a 30 minutos, mas cuidado para não esfriar demais.
Com o chocolate em temperatura ambiente, coloque 2 colheres de sopa na cavidade da fôrma. Espalhe com as costas da colher do centro para as bordas, até cobrir tudo, e vire sobre o recipiente para escorrer o excesso. Leve ao congelador por 5 minutos.
Basta colocar o chocolate derretido e temperado ou a cobertura fracionada derretida até a marca indicada na própria forma, cobrir com o silicone e fechar com a segunda parte de acetato. Isso faz com que o produto “suba” pelo molde, preenchendo todo o espaço necessário.
Se você irá se aventurar na cozinha para preparar seus próprios Ovos de Páscoa e, provavelmente, não voltará a usar as formas tão cedo, a melhor opção são as formas de acetato. Elas possuem um investimento menor, mas em compensação esse material não é muito resistente, quebra e perde o formato com facilidade.