O sinal de = significa igual entre os termos da operação enquanto o sinal de ≠ equivale a diferença ou desigualdade entre os termos de uma operação matemática.
Sabendo da base de Conjuntos, quando uma letra aparece com um traço em cima da mesma significa que ela é de um Conjunto Complementar, ou seja, que a diferença de um conjunto está aglomerado no outro conjunto.
Em genética, a “regra do ou” verifica a probabilidade (P) da ocorrência de um ou outro evento, significando acontecimentos que se excluem mutuamente, pois nesse caso ambos são exclusivos, isto é: ou acontece um, ou acontece o outro necessariamente. MATEMATICAMENTE, ESSA REGRA RESULTA NO SOMATÓRIO DAS CONDIÇÕES.
É o que chamamos de regra do “ou”, pois ocorrerá apenas um ou outro evento. Para isso, basta somar as suas probabilidades individuais. Podemos tomar como exemplo o cálculo da probabilidade de um casal heterozigoto para o albinismo ter um filho albino ou portador do gene para albinismo.
Usamos a regra da multiplicação, ou regra do “e”, para determinar a probabilidade de dois ou mais eventos independentes ocorrerem simultaneamente. ... Ela é determinada por valores que vão de 0 a 1, sendo 0 a probabilidade desse evento não ocorrer de forma alguma e 1 a certeza de que esse evento ocorrerá.
0,25