Perene e de crescimento ereto, a árvore de cupuaçu na natureza (estado em que é encontrada, sobretudo, na parte sul e sudeste da Amazônia Oriental e no noroeste do Maranhão) ultrapassa 20 metros de altura. ... Com podas de condução, pode manter-se com 4 metros.
Características. A árvore alcança uma média de 10 a 15 m de altura. Há referências de exemplares com até 20 m.
A maturação do cupuaçu é facilmente reconhecida, pois, quando maduro, exala cheiro característico e forte. O fruto se desprende da planta e cai no solo (Figura 3), ocasião em que se efetua a coleta. Os frutos atingem o ponto ótimo de colheita entre quatro meses e meio e cinco meses e meio.
A poda de limpeza consiste em eliminar os ramos secos dos cupuaçuzeiros e os ramos e brotos afetados pela vassoura-de-bruxa ou outras doenças. Esta deve ser realizada no período de chuvas e após a colheita. É imprescindível que todo material eliminado da planta seja queimado ou enterrado.
Isso mesmo, a casca pode ser transformada diretamente em uma espécie de pote para armazenar os bombons ( e o que mais quiser). A outra destinação é moer o material e adicionar a uma resina natural a base de mamona, que não tem impactos, produzindo assim placas que podem ser transformadas em caixas.
Aplicar 70% do nitrogenado no início das chuvas e os 30% restantes no final da estação chuvosa. Para o caso do potássio, recomenda-se aplicar 35% no início das chuvas e os 65% restantes no final das chuvas. O fertilizante deve ser aplicado uniformemente em cobertura em toda a área de coroamento da planta.
O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma espécie de polinização cruzada. Ou seja, ela precisa do pólen de uma outra planta de cupuaçu, que não seja um clone (mudas irmãs de estaquia ou alporques por exemplo).
Como podar uma árvore Após analisar o crescimento da planta e o os galhos que necessitam ser podados, o produtor pode começar a poda retirando os bulbos e galhos em suas raízes, a fim de que não voltem a crescer e não venham a machucar durante o manejo ou a colheita.
O controle de plantas daninhas com herbicidas e/ou leguminosas ajudaria a reduzir a interferência dessas plantas no cultivo e na produção do cupuaçuzeiro, aumentando assim a produtividade das plantas e proporcionando melhores condições de trabalho para o agricultor.
A nutricionista Paula explica que não existe contraindicação para o consumo do cupuaçu. “Podemos consumir a polpa da fruta na forma de sucos, cremes, sorvetes etc.”, diz. “No entanto, nenhum alimento deve ser consumido em excesso”, lembra.
Como semear o palmito pupunha? A maneira mais indicada é semear a pupunha utilizando tubete de 290 ml. Deve-se encher a capacidade do tubete com 80% de substrato e 20% de pó de serra na parte superior. A germinação ocorre de 90 a 120 dias.
As adubações de plantio, formação e produção devem ser realizadas de acordo com as orientações abaixo: 1. Em cova com dimensões de 40 x 40 x 40 centímetros, aplique adubo orgânico bem curtido, que pode ser esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova), ou torta de mamona (1 litro por cova).
O nosso cresce muito e demora muito tempo para produzir (6 a 7 anos). O do Pará cresce pouco e começa a produzir baixinho (4 anos). Nós queremos encontrar no nosso açaí um material mais anãozinho e que começa a produzir mais precoce”, explicou o pesquisador.
período de germinação: 30 a 60 dias. o açaí é espécie monóica, ou seja, apresenta flores masculinas e femininas distintas em um mesmo cacho, mas, como estas flores se abem em tempos diferentes, a planta é, preferencialmente, alógama (de polinização cruzada, com inflorescências de outras plantas).
- Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova) ou torta de mamona (1 litro por cova), em covas de 40 x 40 x 40 centímetros.
Os adubos nitrogenados mais utilizados são a ureia (45% de nitrogênio – N), sulfato de amônio (20% de N), nitrato de amônio (34% de N), fosfato monoamônico-MAP (9% de N), fosfato diamônico - DAP (17% de N) e a amônia anidra, que é o fertilizante com maior concentração de nitrogênio, 82%.
Tanto o caroço de açaí quanto a capa de palmito devem ser triturados para uma melhor ação dos microrganismos e consequentemente redução do tempo de compostagem, além de resultar em um composto com melhor aspecto.
Plantas repicadas ESPAÇAMENTO O espaçamento mais utilizado é de 5m x 5m com manejo de 3 a 4 estirpes de planta por touceira, correspondendo uma densidade de 1.
Um açaizal com o manejo de mínimo impacto deverá ter por hectare, cerca de 400 touceiras, com cinco açaizeiros adultos em cada touceira; 50 palmeiras de outras espécies, sendo 20 adultas e 30 jovens; e 200 árvores folhosas, sendo 40 grossas (>45 cm de Diâmetro à Altura do Peito (DAP), 40 médias (20 a 45 cm de DAP) e ...
Mudas de açaí Duas mudas de açaí por apenas 5 reais.
tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa. Em cada haste central, de 2-3 m de comprimento, encontram-se 40-80 pares de longos, estreitos e pêndulos folíolos, de 60-110 cm de comprimento por 2-4,5 cm de largura.
Euterpe oleracea
Um Pé de Quê? Juçara.
Para retirá-lo, depois que o açaizeiro foi cortado, as folhas do palmito são desencapadas, deixando apenas três capas para que ele não desidrate. O mesmo ocorre com a palmeira juçara, também cortada para extração do palmito.
AGRÔNOMO EXPLICA O PONTO CERTO PARA COLHER E EXTRAIR A POLPA DO AÇAÍ – Toda Fruta. O ponto ideal é quando ele está preto e com uma camada esbranquiçada. Depois de colhido, o fruto deve ser batido em no máximo um dia. Nativo da Amazônia, o açaizeiro se desenvolve em touceiras grandes, cada uma com várias palmeiras.
Palmito Pupunha Inteiro Conquista 300g R$ 13,89 un. Comprando 3 un. R$ 12,89 un.
Em resumo, existem, basicamente, três tipos de palmitos: açaí, pupunha e juçara.
Pupunha
O palmito pode ser extraído do caule de diversas espécies de palmeiras, mas as comumente encontradas para consumo são as da juçara, da pupunha e do açaizeiro (ou açaí). A palmeira juçara (Euterpe edulis) é nativa da Mata Atlântica, enquanto que as outras espécies são da Amazônia.
O verdadeiro palmito macio está apoiado ao fundo do vidro. Se ele estiver boiando, isso quer dizer que ele está sendo mal oxigenado, o que faz com que ele endureça.