Índice de qualidade do ar e saúde Os parâmetros contemplados pela estrutura do índice utilizado pela CETESB são: partículas inaláveis (MP10) partículas inaláveis finas (MP2,5) fumaça (FMC)
Considera-se poluente qualquer substância presente no ar e que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.
Poluente é todo material que que é capaz de provocar a degradação de um ambiente. Essa degradação pode ser em diversos ambitos. ... Como exemplo, podemos falar da poluição atmosférica que é o acumulo de substâncias toxicas no ar e ambiente, como é o caso do CO2 liberado para a atmosfera, e também o CH4.
Resposta: Poluentes atmosféricos são gases e partículas sólidas (poeiras, pós e fumos) resultantes das atividades humanas e de fenômenos naturais dispersos no ar atmosférico.
Palavras Chave: Material particulado atmosférico, MP10, MP2,5. O Material particulado do ar (MP) compreende uma mistura complexa de diferentes elementos e compostos. Estes são, basicamente, constituídos por sulfatos, nitratos, amônio, compostos orgânicos, sal marinho e metais, podendo ser classificado por seu tamanho.
O número de poluentes atmosférico é muito grande e diverso , mas as que mais provocam impactos ao meio ambiente são: óxidos de enxofre, óxido de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, aldeídos, hidrocarbonetos, material particulado e ozônio.
Poluentes atmosféricos são gases e partículas sólidas (poeiras, pós e fumos) resultantes das atividades humanas e de fenômenos naturais dispersos no ar atmosférico. ... Incluem-se nesta lista as substâncias formadas pela reação de certos poluentes com a radiação advinda do sol.
Estava criado o Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Entre os objetivos do Proconve estava não apenas a redução da emissão de poluentes, mas também a promoção do desenvolvimento tecnológico nacional e a melhoria da qualidade dos combustíveis.
Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares - PROMOT | Emissão Veicular.
O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) foi criado em 1986 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) como uma forma de controle da qualidade do ar nos centros urbanos.
Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE (automóveis) e PROMOT (motocicletas) é uma divisão do IBAMA que disciplina as emissões veiculares no Brasil. O PROCONVE espelha os padrões europeus Euro V para veículos heavy-duty e tem padrões separados para veículos leves.
Objetivos do Monitoramento
Monóxido de carbono (CO)
dióxido de carbono
Resposta. Resposta: Os veículos que utilizam motor a combustão, que liberam gases tóxicos na atmosfera, como gás carbônico.
Mas não é só o CO2 que é emitido pelos carros. Outros gases também são jogados no meio ambiente, como: Monóxido de Carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC), Dióxido de enxofre (SO2), Aldeídos (CHO), Óxidos de nitrogênio (NOx) e Material particulado (MP). Confira os efeitos de cada um deles sobre a atmosfera.
O principal produto da combustão da gasolina é o dióxido de carbono (CO2), mas infelizmente os gases de escapamento do automóvel contêm muito mais substâncias do que apenas dióxido de carbono.
A queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da cana-de-açúcar, a queima do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio (NO) que a gasolina.
Os principais gases emitidos pelos veículos são: Monóxido de carbono (CO): gás sem cor ou cheiro que se associa à hemoglobina, provocando dor de cabeça e redução da capacidade respiratória. Em altas concentrações, provoca asfixia e pode até matar.
Gás de escape é o gás resultante da queima de combustível em motores a explosão interna. Compõe-se basicamente dióxido de carbono, monóxido de carbono, vapores de água, carvão em fuligem e produtos de enxofre, além de vapores do combustível que não queimou totalmente.
Monóxido de carbono e hidrocarbonetos são algumas das substâncias presentes na fumaça, que podem agravar problemas respiratórios. "Problemas respiratórios, principalmente pessoas que já têm bronquite, asma, sinusite, rinite, asma.
A fumaça é um produto de combustão de vários materiais químicos, por isso, se inalada, causa reação inflamatória nas vias aéreas superiores (nariz faringe e laringe) e inferiores (traqueia, brônquios e alvéolos).
O tabaco, do cultivo até o consumo, afeta o ar, o solo, a água e ainda causa desmatamento. O principal impacto ambiental decorrente da fumicultura é a contaminação do ar, porque a aplicação de agrotóxicos expõe não apenas o trabalhador, mas todo o entorno, já que ele é pulverizado e carregado pelo vento.
As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
Conheça os principais tipos de poluição do solo e como podem ser controlados