Resposta: Descarte incorreto de produtos que possuam esse composto no mar ,Os efeitos tóxicos incluem danos ao cérebro, rins e pulmões. O envenenamento por mercúrio pode resultar em várias doenças, incluindo acrodinia (doença rosa), a síndrome de Hunter e a doença de Minamata.
A matéria não natural do meio ambiente pouco interage com a água, o que gera dificuldade da eliminação da mesma do organismo dos seres vivos. Logo, a bioacumulação é mais notada nos organismos consumidores, gerando perda da respiração e morte dos animais afetados.
Quando solúvel, pode ser volatizado novamente e retornar à atmosfera, ou pode permanecer no meio aquático, onde será transformado em metilmercúrio [CH3Hg]+ por micro-organismos presentes no sedimentos do ambiente aquático. O metilmercúrio contamina toda a cadeia alimentar, desde o fitoplâncton até os peixes carnívoros.
O mercúrio é um dos metais mais tóxicos da crosta terrestre, ocasionando em poluição ao meio ambiente afetando diretamente água, ar e solo implicando diretamente na saúde humana que ao ingerir ou inspirar o metal pode desenvolver toxidade nos rins, sistema nervoso e sistema cardiovascular.
Aumentar o consumo de coentro, pois esse vegetal ajuda a eliminar o mercúrio das células; Consumir chlorella, uma alga que elimina o mercúrio através do intestino; Aumentar o consumo de selênio, zinco e magnésio, pois ajudam a fortalecer o organismo contra o mercúrio.
Vias de exposição: a exposição humana ao mercúrio metálico ocorre principalmente por da inalação de vapores em consultórios odontológicos, fundições e locais nos quais houve o derramamento ou liberação de mercúrio.
Outras medidas que ajudam o corpo a eliminar os metais pesados naturalmente são:
Para eliminar metais pesados do organismo de forma natural é recomendado aumentar o consumo de coentro, pois essa planta medicinal tem ação desintoxicante no organismo, removendo metais como mercúrio, alumínio e chumbo das células afetadas e ajudando a reduzir seus malefícios no corpo.
Diversos metais pesados podem causar irritações gastrointestinais e prejudicar a absorção de nutrientes pelo nosso corpo. A longo prazo, os metais reduzem a quantidade de glóbulos vermelhos e podem causar quadros de anemia no paciente.
Os efeitos colaterais iniciais mais comuns da desintoxicação incluem: