Geralmente o comprimento de um parafuso é medido de sua cabeça até a outra extremidade, onde sua rosca termina. Entretanto, para parafusos em que a cabeça ficará para fora da superfície é necessário medir seu comprimento abaixo da cabeça até o final da rosca.
Parafusos com cabeça chata e que ficarão nivelados com a superfície de aplicação, devem ser medidos desde sua cabeça até a ponta de sua rosca. Na maioria das vezes é considerado o Diâmetro da Rosca.
Tamanho de Porcas e Parafusos Sextavados
Nos dois casos, a forma de medição é muito simples: Verifica-se a dimensão real e desconta-se 1/4” ou 2/8” da medida real. Exemplo1: Ao medir, constatou-se 3/8”. Descontando-se 2/8”(1/4”), a medida da rosca será 1/8”.
Exemplo - Calcular o diâmetro menor de um parafuso (d1) para uma rosca de diâmetro externo (d) de 10 mm e passo (p) de 1,5 mm. Cálculo: d1 = d - 1,2268 · P Substituindo os valores dessa fórmula: d1 = 10 - 1,2268 · 1,5 d1 = 10 - 1,840 d1 = 8,16 mm Portanto, o diâmetro menor da rosca é de 8,16 mm.
Classe de Resistência de Parafusos
Para se determinar o valor do torque de aperto de um parafuso, é usualmente utilizada uma equação simplificada, conforme abaixo: T = D x K x P, onde: T = Torque de aperto (Nm); D = Diâmetro nominal da rosca do fixador (mm);
Classe de Resistência de Parafusos