Termômetro espeto: Ideal para avaliar a temperatura dos alimentos pois sua haste consegue ser inserida no centro geométrico dos alimentos. Entre um alimento e outro, logo após a aferição, o mesmo deve ser higienizado. Para a aferição da temperatura com o termômetro espeto, espere 1 minuto para estabilizar.
Os alimentos preparados, após a cocção, devem ser mantidos à temperatura superior a 60ºC (sessenta graus Celsius) por, no máximo, 6 (seis) horas e, quando resfriados, mantidos à temperatura inferior a 5ºC (cinco graus Celsius) por no máximo 5 (cinco) dias.
Quanto menor a temperatura de armazenamento, mais lentas serão as reações químicas, as atividades enzimáticas, a multiplicação dos microorganismos e maior será o tempo que os alimentos poderão ser armazenados [11,13].
Temperatura de Transporte e Recebimento de Alimentos
Ela nunca pode baixar de 0ª (temperatura em que se inicia o congelamento). Por isso é preciso extrema cautela com os chamados freezers, embora nem todos congelem, dependendo do modo em que estejam programados. O ideal, entretanto, é que ela fique no máximo entre 4ºC e 5ºC (ponto em que já estará bastante refrescante).
A partir de análises bibliográficas constatamos que a cerveja congela à temperatura de –2,5°C. Quando consumida à 0°C de temperatura tira a sensibilidade das papilas gustativas, diminuindo a sensação de aroma e sabor. Portanto, consideramos que a temperatura ideal para o consumo da cerveja é de 2°C.
Com a tecnologia, o refrigerador mantém a temperatura em torno de -6º, que é a ideal para deixar a cerveja no ponto desejado: bem gelada, mas não congelada. No entanto, o fabricante alerta que é necessário ligar o aparelho pelo menos 12 horas antes de começar a usá-lo. Só assim ele chegará na temperatura máxima.
Temperatura de adega – 10° a 13°C É claro que, apesar de ser um ótimo guia, essa tabela da temperatura da cerveja não precisa ser seguida à risca. O seu gosto pessoal e a ocasião podem fazer com que você prefira apreciar alguma dessas bebidas um pouco mais gelada do que o indicado e não há mal nisso.
3 minutos
"Evite colocar na porta, que é sempre aberta e sujeita a alterações de temperatura e luz", diz o sommelier Caio Oliveira. Lata e garrafas geladas no freezer podem ficar em uma temperatura baixa demais, um erro clássico e um dos motivos para a cerveja ficar 'choca', ou seja, sem gás.
Use gelo, mas não diretamente na cerveja. Coloque bastante gelo em um copo descartável grande e coloque o copo na jarra onde está a cerveja, de forma que ele não vire. Mesmo não estando em contato com a bebida, ele vai cumprir sua função esfriar a temperatura do líquido.
“Eu adorei essa cervejeira! Realmente cabe muita cerveja e ocupa pouco espaço! Não espere que gele rápido, afinal não é um freezer…. se quer uma cerveja no ponto, deve-se esperar no mínimo 24h depois de abastecê-la, mas a melhor parte é que você tomará uma cerveja trincando de gelada, que não irá congelar dentro dela!
Cerveja estupidamente gelada A temperatura ideal para deixar as suas cervejas bem geladas é a de -4°C. Se você tem a cervejeira Consul , ativar a temperatura é simples. Você só precisa selecionar -4°C por meio do botão de temperatura e sua cervejeira já começa a trabalhar em potência máxima!
Mestre-cervejeiro revela 6 dicas para gelar a cerveja mais rápido – e para mantê-la gelada sem perder a qualidade
Por exemplo, se um restaurante vai utilizar uma cervejeira durante todos os dias para armazenar cerveja, não se deve colocar, por exemplo, refrigerante junto, pois ela irá congelar. ... Cervejeiras e refrigeradores não podem ser utilizados para produtos que precisam permanecer congelados, pois assim eles podem estragar.
Isso porque, basicamente, ela faz pela cerveja o que uma adega faz pelo vinho — mantém a bebida na temperatura adequada, na posição correta e pronta para o consumo. Diferentemente do freezer e do congelador, ela deixa a cerveja na temperatura exata, sem congelar, melhorando sua conservação devido à climatização ideal.
Vinhos são bebidas que precisam ser degustadas na temperatura ideal, e as adegas ajudam bastante nisso. ... Elas podem ser bem pequenas, com espaço apenas para algumas garrafas de vinho. As cervejeiras são aparelhos próprios para gelar cervejas e outras bebidas alcoólicas.
O Consumo de Energia: 25 kWh.
MEMO | Cervejeira Memo Essa função oferece várias vantagens! Através do aplicativo é possível colocar a cervejeira em modo econômico, que gasta menos energia elétrica sem prejudicar a refrigeração.
O modo Gela Rápido é indicado para o momento em que a cervejeira for abastecida, a refrigeração acontece de forma mais rápida. Já o modo Eco deve ser utilizado nos dias que a cervejeira não for utilizada. Dessa forma, economiza energia e não é necessário desligar o produto.
O consumo de energia do freezer também deve ser considerado antes da compra. Caso tenha um lugar disponível, o freezer horizontal tem maior espaço interno. Seu formato reduz a mudança de temperatura quando aberto, o que resulta em consumo menor de energia e mais durabilidade aos alimentos.
Utilize cortinas de ar (borracha) quando não houver antecâmara. Regule sempre o termostato, mantendo sempre constante a temperatura de armazenamento. Faça o degelo periódico ou sempre que a camada de gelo atingir a espessura de 1cm, pois a camada de gelo funciona como um isolante, dificultando a troca de calor.