A Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade. Ela ocorre nos versos, ou seja, nas linhas dos poemas, e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos ou das sílabas poéticas.
Um poema é constituído por estrofe(s) com versos elaborados em sílabas poéticas. Métrica é a contagem silábica de um verso. Esta contagem permite reunir duas sílabas em uma só como na crase(sinalefa) e contrair duas sílabas numa só sem alteração de letras (sinérese).
Existem vários tipos de estrofes, no cordel as mais usadas são: sextilha, setilha e décima. Page 2 2 > O que é Rima? -Identidade de som na terminação de duas ou mais palavras. ... (Essa é a forma adotada nas cantorias e na literatura de cordel por ser uma rima perfeita). >
A literatura de cordel é conhecida como uma verdadeira poesia popular, pois é escrita em versos e conta histórias simples, retratando o cotidiano do povo e do folclore brasileiro. Muita gente até confunde o cordel com o repente (poesia cantada e improvisada feita com o auxílio de instrumentos).
Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.
Principais cordelistas brasileiros
Resposta:formato das estrofes, o cordel utiliza as quadras, as sextilhas ou sextas, as septilhas ou sétimas, as oitavas e as décimas.
Invariavelmente, todos os trabalhos que tratam da literatura de cordel nordestina fazem referência ao seu aspecto material. O folheto é uma brochura medindo cerca de 11 X 15 cm, com 8, 16, 32, 48 ou 64 páginas, nelas impressa a poesia popular de estrutura definida e temas variados 3, normalmente com capas ilustradas.
Verificado por especialistas. --> o cordel é escrito em forma de sextilha, possui estrofes de seis versos, e versos de sete sílabas poéticas. Sempre na Sextilha o segundo, o quarto e o sexto versos devem rimar entre si.
O poema possui 3 estrofes.