As forças intermoleculares são classificadas em três tipos que variam conforme a intensidade:
Ligações de hidrogênio. Forças dipolo-dipolo: são aquelas presentes em compostos polares. Repare que nas moléculas de ácido clorídrico (HCl) existem pólos δ + e δ-, são eles os responsáveis por essa molécula ser polar.
As interações intermoleculares das moléculas de SO2 são do tipo dipolo-dipolo ou dipolo permanente e em temperatura ambiente ele se encontra na forma de gás, sendo seu ponto de ebulição de -10 ºC, fusão -72 ºC.
Como o CO2 é uma molécula polar a força intermolecular presente será a dipolo induzido, também chamada de dipolo instantâneo, dipolo momentâneo, Forças de dispersão de London ou Força de Van der Walls. Já dentro da molécula a força será a ligação covalente.
Forças intermoleculares são as formas como as moléculas dos compostos (polares ou apolares) formados por ligações covalentes interagem ente si. Elas foram propostas no ano de 1873 pelo químico e físico holandês Diderik Van der Waals.
Há as Pontes de Hidrogênio. Esta é uma interação intermolecular que há tanto no estado sólido quanto líquido da água.
No interior, uma molécula é rodeada por outras moléculas e há interação em todas as direções por meio das ligações de hidrogênio. É devido a essa propriedade que observamos o fenômeno de formação de uma gota. Por conta disso, também é possível que insetos caminhem sobre a água.
Resposta :a) O tipo de INTERAÇÃO ocorre entre as moléculas de água que possibilitam os insetos andarem sobre ela . b)O inseto não conseguiria caminhar em uma solução de tetracloreto de carbono (CCl4), uma vez que a molécula desse composto é apolar e, com isso apresenta geometria tetraédrica, com ligações covalentes.
ligação de hidrogênio
O átomo de oxigênio atrai os elétrons da ligação, para si, muito mais fortemente que os átomos de hidrogênio. ... Esta é a chamada ponte de hidrogênio. A alta polaridade da molécula de água e sua capacidade em formar fortes pontes de hidrogênio, influem diretamente na capacidade desta em dissolver outras substancias.
As pontes de hidrogênio são ligações fortes entre as bases, para manter a estrutura da fita. Adenina e timina se unem por duas ligações de hidrogênio. Guanina e citosina se unem por três ligações de hidrogênio.
Resposta. Ponte de hidrogênio é uma ligação química em que apenas dois elétrons são compartilhados por três átomos , tratando-se, portanto de uma ligação deficiente de elétrons.
As pontes de hidrogênio podem ser facilmente percebidas nos hidretos de boro como, por exemplo, o diborano (B2H6). Numa interação dessa molécula dois elétrons são compartilhados por três átomos: B-H-B, assim, dois átomos de hidrogênio traçam uma ponte entre os átomos de boro, dando origem a uma ponte de hidrogênio.
Verificado por especialistas. Resolução: CH3NH2 e CH3OH . As moléculas com ligações N - H , O - H e F- H formam ligações de hidrogênio com moléculas semelhantes.
Esta interação intermolecular pode ser chamada também de ligações de hidrogênio. É realizada sempre entre o hidrogênio e um átomo mais eletronegativo, como flúor, oxigênio e nitrogênio. ... Uma consequência das pontes de hidrogênio que existem na água é a sua elevada tensão superficial.
Verificado por especialistas D) H2SO4, pois a ligação de hidrogênio consiste em o hidrogênio está ligado ao F, O e N.
Não ocorre formação de pontes de hidrogênio pois esse é um tipo de ligação que ocorre entre flúor, oxigênio e nitrogênio com o hidrogênio, e não há participação do carbono. Olá! ... Esse tipo de interconexão só ocorre entre átomos de hidrogênio com átomos dos elementos flúor, oxigênio e nitrogênio, apenas.