Nascido em 1961 em uma família pobre de São Paulo, sob a ditadura militar que forjou seu caráter, Vik Muniz passou sua infância fazendo rabiscos. Seu pai era garçom, sua mãe atendente. Sua avó era, segundo ele, fascinante. "Ela aprendeu a ler sozinha".
Vik sempre utiliza em suas obras grandes elementos que remetem à ideia de sustentabilidade, e por isso, esse fato tornou-se marca registrada do autor.
Com uma criatividade apurada e o uso de materiais inusitados Muniz produziu diversas obras visuais. Alguns materiais utilizados por ele são: geleia, chocolate, açúcar, doce de leite, manteiga de amendoim, catchup, gel, xarope, lixo, etc. Para produzir as obras, muitas vezes ele utiliza um conta-gotas.
Lixo Extraordinário é um documentário anglo-brasileiro, lançado em 2010. O documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias.
1) Onde foi realizado o trabalho desenvolvido no documentário? Porque foi escolhido este aterro? R: No jardim gramacho, porque é considerado o maior aterro sanitário do mundo.
Por outro lado, o lixo aparece no documentário sob dois aspectos: um ambiente no qual todo o lixo se mistura e se espalhado e. o lixo como uma forma de arte, especialmente o lixo reciclado sendo trabalhado para criar uma obra.