EQST

Como Feita A Drenagem Pleural?

Como é feita a drenagem pleural?

O procedimento é feito por meio da inserção de um dreno na cavidade pleural, após anestesia local, vedado na extremidade oposta, abaixo do nível do tórax. Desta forma, ar, fluído ou sólidos presentes no espaço pleural conseguem escapar deste, sem retornar.

Para que é indicado a drenagem torácica?

É a técnica cirúrgica que permite, pela inserção de dreno acoplado a um sistema específico, acesso à cavidade pleural ou mediastinal. A drenagem torácica está indicada em situações de urgência/ emergência, tais como: Hemotórax.

O que é uma drenagem no pulmão?

A inserção do dreno torácico (também denominada toracostomia com dreno) é um procedimento no qual um dreno é inserido no espaço entre o pulmão e a parede torácica (denominado espaço pleural). O procedimento é feito para drenar ar do espaço em caso de colapso pulmonar (um quadro clínico denominado pneumotórax).

Como se faz uma pneumotórax?

Tratamento de Pneumotórax O tratamento padrão da maioria dos casos é a drenagem torácica. Trata-se de um procedimento cirúrgico em que é inserido um tubo dentro do tórax ligado a um reservatório com água, o dreno de tórax em selo d'água. O ar sai da pleura, percorre o tubo e sai borbulhando no reservatório.

Quais os riscos do pneumotórax?

As complicações do Pneumotórax podem incluir hipoxia, hipercapnia e hipotensão. A lesão pulmonar por reexpansão é incomum, e é observada com maior frequência quando há colapso pulmonar, Pneumotórax grande, reexpansão rápida ou pressão de pressão pleural negativa maior que 20cm.

O que pode causar pneumotórax?

Geralmente, o pneumotórax surge após um trauma, especialmente quando existe um corte na cavidade torácica ou após um acidente de trânsito, mas também pode surgir como consequência de uma doença crônica ou até< sem qualquer causa aparente, embora seja mais raro.

O que causa pneumotórax?

O pneumotórax espontâneo primário tem como principal causa a rotura de uma pequena vesícula enfisematosa subpleural, denominada bleb ou de uma lesão enfisematosa parasseptal subpleural, denominada bulla.

Quais são os tipos de pneumotórax?

O pneumotórax espontâneo, em que não ocorre ação traumática sobre o tórax, pode ser subdividido em primário, quando o paciente não é portador de doença pulmonar subjacente, e secundário, quando decorre de patologia pulmonar já conhecida, sendo um evento de maior gravidade e risco.

O que causa pneumotórax hipertensivo?

O pneumotórax hipertensivo ocorre quando uma lesão no pulmão ou na parede torácica é tal que permite a entrada de ar no espaço pleural, mas não sua saída (válvula unidirecional).

O que é hemotórax maciço?

O hemotórax maciço costuma ser definido como o acúmulo rápido de ≥ 1.

Como diagnosticar Pneumotorax?

O diagnóstico do pneumotórax é baseado na história e exame físico, e confirmado com a utilização de métodos de imagem. O pneumotórax espontâneo geralmente ocorre com o paciente em repouso, raramente durante exercício. Dor torácica e dispnéia são os sintomas mais freqüentes.

O que acontece quando entra ar no pulmão?

Quando há ar no espaço pleural, o pulmão entra em colapso parcial. Às vezes, grande parte do pulmão ou todo o órgão entra em colapso, o que causa falta de ar. Um pneumotórax espontâneo primário é um pneumotórax que ocorre sem nenhuma causa aparente em pessoas sem doença pulmonar conhecida.

Como saber se perfurou o pulmão?

Principais sintomas

  1. Dor no tórax, que piora com a respiração ou palpação do tórax;
  2. Dificuldade respiratória;
  3. Hematomas no tórax;
  4. Deformidade nos arcos costais;
  5. Sons de creptação durante a palpação do tórax;
  6. A dor piora ao tentar torcer o tronco.

Como juntar água no pulmão?

O que pode causar água no pulmão Os casos mais comuns de água no pulmão acontecem quando existe uma doença cardiovascular, como doença coronária, insuficiência cardíaca ou pressão alta, pois o coração pode deixar de funcionar corretamente, provocando um acúmulo de sangue no pulmão e dificultando a entrada de ar.