Aqui, a história pode ser narrada em 1ª ou 3ª pessoa do singular ou plural. Note que o narrador personagem escreve a partir de sua interpretação da história. Portanto, ele não tem total conhecimento dos outros personagens o que leva a uma visão limitada dos fatos.
O narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem. Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. ... O narrador-observador conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações.
A narração feita por um narrador que não participa dos fatos, mas que os observa, é denominada de Narração em 3ª pessoa.
As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).
O narrador assume uma posição em relação ao fato narrado (foco narrativo) e o seu ponto de vista constitui a perspectiva a partir da qual ele conta a história. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Na narração em 1ª pessoa o narrador é um dos personagens, protagonista ou secundário.
Use os pronomes corretos. A terceira pessoa se refere àqueles "de fora". Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s).