Nesse sentido, a escola se torna responsável pela socialização de valores pertinentes ao reconhecimento e respeito às diferenças dentro da sociedade, pois é tida como o local de excelência para a apreciação das diversas formas.
Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é compreender o papel do educador na formação da identidade de gênero, assim como, entender como os estereótipos impostos pela sociedade interferem nas relações escolares e sociais. Os objetivos específicos são: ... Entender qual a influência da sociedade nas questões de gênero.
Aborde temas como: direitos das mulheres, machismo, feminicídio, lesbofobia, transfobia, homofobia. Selecione textos, filmes, livros, casos reais e promova o diálogo. Vivencie essas histórias com os estudantes. Realize atividades de sensibilização.
Segundo especialistas, pequenas atitudes como expor crianças a personagens diversos em livros e filmes ou dividir o trabalho doméstico igualmente dentro de casa podem redefinir os padrões de comportamento para essa e para as próximas gerações e ampliar o acesso de mulheres a recursos e oportunidades.
De acordo com as relações sociais e culturais que são estabelecidas para as crianças desde o seu nascimento, elas vão identificando-se em determinado gênero, onde a família, a escola, a igreja e as demais instituições sociais vão influenciar nesse processo de construção de uma identidade de gênero.