Para ter um texto coeso, você precisa utilizar alguns elementos que conectam as suas ideias: os conectivos, como conjunções, pronomes, advérbios, dentre outros. São esses elementos que garantirão que as palavras sejam encadeadas, garantindo uma sequência lógica de ideias para a redação.
Acompanhe estas dicas para um texto coeso e coerente!
Assim, para escrever sua carta, você - como autor - precisa elaborar um texto "coerente", ou seja, que faça sentido. O texto deve ser coerente não só com suas ideias, mas também coerente em relação ao seu objetivo, ao leitor que pretende atingir, ao gênero textual que está desenvolvendo.
A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.
A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto. ... Pode-se concluir que texto coerente é aquele do qual é possível estabelecer sentido; é entendido como um princípio de interpretabilidade.
Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância. Vejamos cada um deles. É o fator relacionado aos sentidos do texto. É importante para o seu entendimento, para a sua compreensão.