Analisando a circunferência, o arco formado pelos pontos AB tem amplitude igual à meia circunferência, ou seja, 180º. Como o ângulo C é inscrito, então ele corresponde à metade de 180º, logo o ângulo C é igual a 90º.
A medida de um ângulo inscrito é a metade da medida do ângulo central correspondente. Se VA e VB são cordas de uma circunferência λ de centro em C, então a medida do ângulo inscrito AˆVB é a metade da medida do ângulo central correspondente AˆCB.
1 Meça dois ângulos de um triângulo, escreva cada medida. Por exemplo, dois dos ângulos de um triângulo poderiam ser de 55 graus e 25 graus. 2 Some as duas medidas, 55 + 25 = 80 graus, é o total dos dois ângulos medidos. 3 Subtraia o total dos dois ângulos conhecidos a 180 graus, portanto, 180-80 = 100 graus.
Temos portanto para o ângulo central, cujo arco corresponde `a circunferência completa, a medida de 360o. Um ângulo central de 90o determina um arco que corresponde a 1 4 da circunferência e assim por diante. A unidade de medida grau tem o minuto e o segundo como submedidas.
Como cada um das 360 divisões do círculo corresponde a um grau, temos que: 1 volta = 360 graus = 360° 1/2 volta = 180 graus = 180° (ângulo raso) 1/4 volta = 90 graus = 90° (ângulo reto)
É indiferente perguntar porque é que o círculo tem 360 graus, porque é que está dividido em 360 partes iguais ou porque é que 1 grau é uma unidade de medida de ângulos que corresponde a de um círculo.
Seja C o comprimento da circunferência, temos a seguinte fórmula:
Onde, "c" = comprimento e "r" = raio. Como o Pi (π) é uma dízima infinita, nos exercícios, são adotados valores para Pi. Neste, vamos dizer que Pi = 3,14. Ou seja, o valor do comprimento da circunferência é igual a 21,98 cm.
Transformação de graus em radianos Como foi dito no exemplo anterior que o comprimento de uma circunferência em radiano é igual a 2π rad, então como o comprimento de uma circunferência equivale a uma volta completa que é o mesmo que 360º, podemos concluir que 360º = 2π rad.
Resposta: Círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos. ... Dessa maneira, a diferença fundamental entre círculo e circunferência é que o círculo é toda a área interna de uma circunferência.
Em outras palavras, o círculo é a área cuja fronteira é uma circunferência. Dessa maneira, a diferença fundamental entre círculo e circunferência é que o círculo é toda a área interna de uma circunferência. ... Quando uma corda contém o centro da circunferência, ela também é chamada de diâmetro.
Circunferência é uma figura geométrica com formato circular que faz parte dos estudos de geometria analítica. Note que todos os pontos de uma circunferência são equidistantes de seu raio (r).