Coloque a alfazema em uma caneca; Despeje água fervente na caneca; Deixe em infusão por cerca de 5 minutos; Coe o chá e sirva-se.
Muita gente nos pergunta se são a mesma planta. Sim, a Alfazema e Lavanda são do mesmo gênero porém apresentam pequenas diferenças. A alfazema tem folhas mais largas e floração tardia no final do verão, conferindo um cheiro muito perfumado. A alfazema pode ser utilizada tanto para chá como para banho, confira!
Tipos de Alfazema Ao todo, existe em torno de 39 espécies de plantas pertencentes ao gênero de alfazema. Confira abaixo 5 tipos de alfazema, ou lavanda: Lavandula stoechas (subespécie pedunculata): também conhecida como rosmaninho, é típica da região mediterrânea.
A Lavanda ou Lavandula é o gênero de plantas com flores que pertencem à família de hortelã, e são apreciadas pelo cheiro (e cores) de suas flores. ... Em contrapartida o Lavandin tem menos poderes curativos que a verdadeira lavanda. Por tudo isso ela é largamente usada em sabonetes e perfumes.
Como cuidar da sua Lavanda
Dicas para cultivar as suas alfazemas com sucesso
O local para plantio (vaso, jardineira, sementeira, solo) deve receber pelo menos quatro horas diárias de sol, pois o manjericão se dá muito bem com esta luz natural. Quanto as regas, não são necessárias diariamente, afinal, o excesso de água pode encerrar a vida de nosso querido manjericão.
A lavanda não tolera solo encharcado. Para conseguir o melhor solo, a drenagem deve ser boa. Para plantar em vaso, coloque pedras no fundo e utilize solo menos argiloso. O pH mais adequado está entre 6,5 e 7,5.
Os principais cuidados para mantê-la em um vaso são: Água: A planta deve ser molhada apenas quando o solo do vaso estiver seco. Uma dica valiosa é esperar mais um dia antes de regar a planta ao perceber que o vaso está ficando seco. E atenção: pratinho com água sob o vaso nem pensar!
Se quiser fazer mudas, recolha sementes ou corte estacas das pontas dos ramos mais fortes, nunca da base da planta, o que poderia matar a touceira toda. Quem mora em casa pode fazer um caminho de lavandas contornando toda a fachada – e aposentar de vez o Confort na hora de passar roupas.
A lavanda ou alfazema pode ser propagada de duas formas: por semente ou por estaquia — método de plantio por pequenas estacas do caule. Para plantar sementes de lavanda, a dica é semeá-las superficialmente, apenas pressionando-as levemente no solo e adicionando uma leve camada de terra peneirada.
Passe os dedos pelo caule de cada planta para remover flores e sementes, se as flores estiverem secas. Descarte os caules depois de retirar as flores e sementes.
As lavandas gostam bastante de sol, mas não muito quente pois suas folhas murcham e secam. É necessário regar todos os dias, menos em tempos de chuva. Mantenha a terra úmida, sem encharcar. As flores e folhas quando secas podem ser podadas, assim elas sempre estarão florindo.
Saiba como recuperar uma planta seca
Lavandas gostam muito de sol direto. Se sua lavanda morreu, bem-vindo ao clube, pelo jeito é mais comum do que você pensa. Na próxima vez arrume uma janela onde bata muito sol direto e me conte se percebeu a diferença. ... A lavanda é mesmo surpreendente!
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
5 sintomas de que suas plantas estão morrendo
As plantas que têm água demais não conseguem levá-la às extremidades superiores, de modo que as folhas mais altas se desidratam muito facilmente quando ficam expostas à luz solar. Portanto, preserve o vegetal colocando-o na sombra. Deixe-o no sol novamente quando ele se recuperar.
Água demais, água de menos, sol em excesso, falta de adubo e de podas. Identificamos os erros mais comuns de jardinagem e apresentamos soluções práticas para você contornar cada um deles. Confira!
Ventilação. O calor do sol pode também fazer com que as plantas em estufas murchem embora estejam em contato com a luz do sol de forma indireta ou filtrada. Lewis Hill afirma que isso acontece porque o calor é absorvido pela estufa e somente a ventilação pode movê-lo para fora.
Algumas espécies primitivas, como a Ginkgo biloba, surgida há 180 milhões de anos, cobrem a China e o Japão até hoje. Mas o período de vida de uma árvore varia muito. Um pessegueiro não passa dos 30 anos, enquanto uma sequóia gigante, espécie de conífera americana, supera os 3 000 anos de idade.
Rosas – Durabilidade média: 4 a 7 dias. Girassol – Durabilidade média: 4 a 5 dias. Liatris – Durabilidade média: 5 a 7 dias. Angélica – Durabilidade média: 5 a 7 dias.
Três a cinco dias: centáurea, narciso, íris, lilás, lírio do vale, peônia, tulipa. Um a dois dias: gardênia.
São lindas, duram bem e não precisam de muita água: algumas dessas plantas ficam bem com até um mês sem regas. Existem muitas plantas que são resistentes à seca – ou seja, não precisam de muita água e vivem bem com regas mais espaçadas, uma vez na semana ou a cada quinze dias.
Todas as plantas verdes precisam de luz para gerarem seus alimentos (processo de fotossíntese). Sem essa luz, elas não produzem sua alimentação e acabam morrendo.