Coloca-se uma placa de cobre e outra de zinco no topo de uma batata ou em uma das metades de uma batata inteira e a mesma coisa em uma segunda batata ou na segunda metade, ligando com um fio de cobre a placa de zinco de uma das batatas a placa de cobre da outra batata e um fio de cobre da outra placa ate um relógio( ...
A bateria com material orgânico é criada com auxílio de dois metais: um ânodo (um metal como zinco, com eletrodos negativos) e um cátodo (cobre, que possui eletrodos positivos). O ácido dentro da batata forma uma reação química com o zinco e o cobre que libera elétrons, que fluem de um material para o outro.
Primeiro você precisa retirar a pilha do relógio ou da calculadora, já que você terá energia a partir da batata! Depois solde dois fios no relógio, um no terminal positivo e outro no negativo, onde se encontrava a pilha.
Como fazer?
As placas de metal e as batatas fazem uma simples bateria que gera a eletricidade para o relógio funcionar. Cada batata funciona como um dispositivo chamado célula eletroquímica. Ele converte a energia química armazenada nas tiras de metal em energia elétrica.
E no sal, a batata estará desidratada e, portanto, com menos água que a batata com açúcar. Isso significa que a água que estava no interior das células da batata atravessaram suas membranas semipermeáveis, indo para o lado mais concentrado. ... Isso porque sofreu a plasmólise, ou seja, perdeu água.
Chama-se difusão. Neste caso, a batata é colocada no líquido da feijoada e ocorre a difusão, com o sal passando do meio mais concentrado (o líquido do feijão) para o menos (a batata) devido ao movimento das moléculas em busca de equilíbrio de concentração.
Este fenômeno é chamado de osmose, no qual a água do lado interno da batata atravessa as membranas celulares devido à pressão osmótica gerada pelo lado mais concentrado em soluto (meio externo, onde está o sal ou o açúcar), o meio hipertônico.
Compare com a batata controle! A batata controle está bem mais firme. Isto ocorre porque as células da batata perderam água e ficaram “murchas” este fenômeno se chama Plasmólise. ... Ou seja, nem o sal e nem o açúcar, nossos solutos, não conseguem passar através das membranas das células da batata.
Resposta. A- A batata foi colocada em solução hipertônica em relação ao meio intracelular. B- As células da batata perderam água por osmose, pq no meio extracelular tem uma alta concentração de soluto, que no caso é o sal. ... D- a estrutura é a membrana plasmática, pq seleciona tudo que entra e sai da célula.