Primeiro, coloque a água junto com o açúcar em uma panela e deixe ferver por uns 3 minutos. Em seguida, acrescente as folhas de hortelã já lavadas, o pedaço de gengibre, tampe a panela e deixe no fogo por cerca de 10 minutos. Para finalizar, basta coar, reservar o xarope em um recipiente e tomar um pouco diariamente.
LAMBEDOR DE ABACAXI(5) É possível fazer xaropes de frutas e o abacaxi é um expectorante muito bom para tratar de tosse, bronquite e pneumonia. ... Indicado para gripes e resfriados, tosses, broncospasmo, cárie dentária e como anti-inflamatório. Ingredientes Folhas de guaco; açúcar mascavo.
De acordo com informações, o xarope de abacaxi pode ser um aliado na prevenção contra doenças. O médico que atua na área de medicina integrativa, Edison de Mello afirmou que ele é indicado para quem está em contato com alguma pessoa doente.
Modo de Fazer: Modo de Fazer: Colocar numa panela em camadas, o abacaxi e o açúcar ou rapadura raspada, até finalizar um dos dois. Acrescentar entre as camadas, alguns cravos, rodelas de cebola, canela, rodelas de beterraba e pedaços de casca de angico. Levar ao fogo brando até fervura.
Parta a rapadura (preta) em pedaços, coloque em uma panela de inox (de preferência) e acrescente a água (1 e 1/3 de xícara). Leve ao fogo médio por 15 minutos, no final junte o suco de limão. Continue mexendo, deixe engrossar até atingir o ponto desejado.
Preparo
Modo de preparo: Amasse bem as plantas (erva-doce e a hortelã) até formar uma pasta. Adicione o mel, misture e deixe descansar na geladeira por seis horas. Após esse repouso, coe e tome uma colher (sopa) desse xarope três vezes ao dia.
Podem ser utilizados diversas partes do fruto para fazer chás e xaropes. A mais popular delas é o lambedor ou xarope da romã, ele é indicado, sobretudo, para incômodos e inflamações na garganta.
Modo de preparo Adicionar as cascas de romã em uma panela com a água e deixar ferver por aproximadamente 15 minutos. Após esse tempo, deve-se deixar a panela tampada até que o chá esteja morno e beber a seguir.
“Seus benefícios podem ser encontrados na polpa, semente e casca”, ensina a expert. Ela pode ser consumida in natura ou em forma de suco. Também pode-se colocar as sementes da romã na salada e usar o suco para fazer molhos, vinagretes e geleias, pois ele garante um ótimo sabor.
Chá de romã: colocar 10 gramas da casca em 1 xícara de água fervente, desligando o fogo e abafando a panela por 10 minutos. Após esse período, deve-se coar e beber o chá morno, repetindo o processo de 2 a 3 vezes por dia.