Fazendo uma trança embutida. Junte um pouco de cabelo no topo da cabeça e comece a trançar. No local onde você faria um rabo de cavalo alto, pegue um pedaço de cabelo. Divida em três mechas e comece a trança, cruzando a mecha da direita sobre a do meio e depois a mecha da esquerda também sobre o meio.
Para fazer, basta primeiro preparar o cabelo com um creme para pentear leve para deixar as molinhas soltas e definidas. Depois, é só puxar todo o cabelo para cima, como em um coque tradicional, e prender todos os fios em um rabo de cavalo bem alto. Dica: não há a necessidade de torcer as madeixas, ok?!
Para reproduzi-lo em casa não tem mistério: use um elástico frouxo ou um lenço para prender os fios sem marcá-los. É só prender os cabelos bem no alto com o elástico bem frouxo. Ajeite os cachos com as mãos mesmo para dar aquele volume e formato de abacaxi.
Ao invés de molhar os fios todos os dias, que tal otimizar a lavagem? A primeira dica é esquecer o banho quente e investir na água fria, que dá mais brilho e movimento aos cachos. Com o shampoo, aposte nas versões sem sal ou ainda nas que são sem sulfatos e parabenos, para preservar os cachinhos.
Faça uma fitagem mais rápida, com mechas grossas, amassando o cabelo. Depois, molhe os cabelos rapidamente no chuveiro para tirar o excesso de condicionador e termine amassando os fios com uma camisa de algodão. Depois, é só deixar secar naturalmente.
Técnica plopping de finalização
O segredo para finalizar rapidamente está na técnica de fazer uma fitagem (deslizar os dedos como pente pelo cabelo formando fitas), só que com menos divisões possíveis, cabelos com menor quantidade de fios, podem ser divididos em duas partes, o topo e nuca e pode ser usado um pente largo para formação das fitas.
O shampoo, o condicionador e a máscara são apenas a primeira parte da rotina de cuidados com o cabelo. Depois do banho, é importante finalizar corretamente os fios para controlar o frizz, definir a textura, realçar o brilho e conquistar um toque sedoso que dure até a próxima higienização.
Secador + reparador de pontas = final feliz. Com o cabelo limpo e tratado, chega a hora de finalizar com o secador. Mas lembre-se de que altas temperaturas podem ressecar os fios e estimular o frizz. Por isso, vale sempre usar o jato frio ao fim da secagem e, quando possível, enxaguar com água fria.
Basta aplicar o seu creme para pentear em todo o cabelo e depois amassá-lo todinho (essa parte é para ajudar na definição), e para deixá-lo mais soltinho, basta jogar todo o cabelo de um lado para o outro, para frente e para trás. Pronto! O resultado é de um cabelo super soltinho, hidratado e com volume!
O leave-in Wind Up, de Redken, é uma ótima opção para finalizar e definir os cabelos ondulados 2B. Voltado especialmente para cabelos ondulados, ele possui uma textura em spray, que não pesa nos fios, e possui uma ação texturizadora perfeita para ativar as ondas enquanto proporciona uma nutrição leve aos cabelos.
Como fazer: primeiro, divida os cabelos úmidos, não muito molhados, em mechas pequenas. Em seguida, coloque um pouco do creme de pentear nas mãos e depois aplique em cada uma das mechinhas, do comprimento às pontas, esticando bem o cabelo com o produto e deixando cada uma das mechas como "fitas".
Na hora de finalizar o cabelo 3B, aposte em técnicas focadas em definição e volume, como a fitagem, fitagem estruturada, técnica COG e técnica rake and shake. Todas utilizam produtos simples, que você sempre tem em casa, e podem fazer verdadeiros milagres na finalização dos seus cachos – vale a pena testar!
Uma ótima maneira de finalizar o cabelo 3C: após lavar o cabelo com shampoo, use um condicionador especifico e finalize com leave-in ou creme condicionante sem enxágue, pois isso promete reduzir o volume dos fios e ativar os cachos.
Os do tipo 3B são cachos mais fechados e enrolados, com uma leve tendência ao frizz. O 3C, por sua vez, é um fio mais grosso, um cacho bem definido e com volume, e é facilmente confundido com o crespo. A diferença entre eles é justamente o formato do caracol, já que os fios crespos não costumam ter tanta definição.
Por a raiz ser mais lisa, o tipo 3B sofre muito com o frizz. Para combatê-lo, use mousses ou finalizadores que ajudam a formar os cachos. Não esqueça de amassar com cabelo ainda molhado para formar o cacheado. O cabelo 3B pode ser lavado um dia sim e outro não, ao menos que a mulher se exercite todos os dias.
Basta usar o creme para pentear da sua preferência e dividir as mechas em fitas, amassando-as de baixo para cima. Se quiser um resultado ainda mais potente, pode combinar a técnica de finalização com o ritual do COG. A mistura entre creme, óleo e gelatina dá mais firmeza e volume para os cachos.
Como são bem enroladinhos, a hidratação e a oleosidade natural dos fios não chega tão facilmente às pontas dos cabelos do tipo 4A. Por isso, além das hidratações duas vezes por semana, a umectação com óleo vegetal é fundamental para mantê-lo macio, brilhoso e blindado contra o ressecamento.