“Para preparar a pele à pururuca deve-se limpá-la bem, fervê-la em salmoura com sal de cozinha e sal amoníaco, deixá-la secar e depois fritá-la. Percebe-se que a pele à pururuca não tem tempero”, afirma Newton de Alencar, professor do Curso CPT Industrialização de Carne Suína.
Modo de Preparo
Coloque o torresmo em saquinho plástico já etiquetado informando a primeira fase do processo e leve para congelar (geladeira ou freezer) por no mínimo 6 horas. Depois desse tempo, repita o processo, retirando o torresmo do freezer. Frite em bastante óleo já bem quente deixando pururucar e dourar mais um pouco.
Barriga de porco a pururuca com óleo Muito fácil de fazer, essa receita precisa de barriga de porco e sal grosso, para temperar. Depois de deixar por 1h30 no forno com a temperatura de 200º, basta jogar óleo quente por cima para pururucar. Deixe escorrer, para retirar todo o excesso de gordura.
MARA CAPRIO CULINÁRIA E DICAS O primeiro passo é passar sal na pele de porco e deixá-la secar por dois ou três dias no sol. Depois, você deve assá-la por aproximadamente 20 minutos. Para finalizar, basta fritá-la em óleo quente. O resultado é uma textura bem sequinha e crocante que vale a pena experimentar.
Leve ao forno em fogo baixo, coberto, com a pele para baixo até que fique transparente. Retire e leve à geladeira até que esteja gelada. Deixe o forno aquecido na temperatura máxima, leve a barriga descoberta até que pururuque e sirva imediatamente.
Leve ao forno com a pele para cima, coberto com papel-alumínio, e asse por 4 horas. Retire o papel, jogue um fio de óleo por cima e volte ao forno até dourar. Retire e jogue óleo fervendo por cima, para pururucar.
Modo de Preparo
Com o auxílio de um maçarico, pururuque toda a superfície da pele do leitão. Caso contrário, utilize óleo quente para soltar toda a pele e, desta forma, chegar ao estado de pururuca. Não esqueça de escorrer o excesso do óleo. Acompanhe com uma boa caipirinha (cachaça, limão, açúcar e gelo).
Para formar a pururuca, aqueça bastante o óleo. Passe gelo na pele do leitão ainda bem quente e, com uma concha, jogue o óleo bem quente.
Para fazer a pururuca aqueça bastante o óleo, passe gelo em cima da pele do leitão e com uma concha, jogue o óleo quente sobre o leitão. Repita o procedimento até levantar bolhas por cima da pele do leitão e está pronto!
Uma vez que a pele começou a dourar e a carne de porco recebeu calor, você pode transferir para o forno e assá-la. A temperatura ideal para assar um leitão à pururuca é cerca de 160 ºC. Este cozimento lento permite que a gordura da pele fique mais dourada e crocante.
A pururuca é um prato feito com pele de porco que passou por um processo de desidratação para posteriormente ser fritada. Pururuca também é o nome de um prato que consiste em assar um pouco com pele e jogar óleo quente por cima.
Passo a passo
O torresmo é uma preparação culinária feita de pele de porco com gordura (ou mesmo toucinho e até banha) cortada em pequenos pedaços e frita até ficar crocante.
1,5kg de barriga de porco. 1/2 colher (sopa) sal. 3 colheres (sopa) de banha de porco ou 2/3 de xícara (chá) de óleo (160ml)
A hora da verdade Rodrigo Oliveira frita os torresmos em dois tempos: primeiro a 150°C por 8 minutos, até ficarem dourados, e depois a 190°C por mais 3 minutos. "Eles ficam macios por dentro e sequinhos por fora", garante. Já Hermínio aconselha fritar em fogo baixo, de uma só vez, até dourar e ficarem crocantes.
Modo de Preparo Coloque o óleo para aquecer e quando estiver quente, coloque as barrigas deixe que fique cobertas pelo óleo, mexa de vez em quando até ficarem sequinhos. Fique tranquilo(a) não vai estourar e vai ficar uma delicia.
Frite por cerca de 45 minutos, sempre em fogo alto. Para crocância extra, quando estiverem quase prontos, ainda na panela, jogue cuidadosamente um fio — aproximadamente 1/2 xícara de café — de água. O choque térmico deixa a pururuca mais crocante. Quando estiverem dourados, retire os torresmos com uma escumadeira.
Modo de Preparo: Misture bem para que o óleo se misture com a barriga de porco (isso faz com que o torresmo não grude na panela). Leve ao fogo médio e deixe por 15 minutos, sem mexer. OBS: Não tampe a panela. Passado esses 15 minutos, comece a mexer de 5 em 5 minutos até que o torresmo comece a ficar douradinho.
Detalhe: Dizem que fazer torresmo é muito chato pois estoura e espirra gordura demais. na verdade a gordura só espirra se parar de mexer, pois ele grudará no fundo da panela que é o que faz estourar se ficar mexendo até o final nao dá sequer um espirro.