Realize as medidas com o braço apoiado na altura do coração. Não fumar, ingerir cafeína ou qualquer outro estimulante, nos 30 minutos anteriores a aferição da pressão arterial. Utilizar um aparelho calibrado. Utilize um manguito (a borracha que reveste seu braço) de tamanho adequado para a circunferência do seu braço.
1. Como controlar a pressão alta
de acordo com a última atualização da Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia, este nível de pressão é considerada Hipertensão Arterial Estágio 1, onde se tem como referência a pressão arterial sistólica maior ou igual 140 mmhg. Logo se sua pressão 14/8 ou 140/80, é bom ter um acompanhamento médico.
A única maneira de controlar a pré-eclâmpsia e evitar que evolua para eclâmpsia é o acompanhamento pré-natal criterioso e sistemático da gestação. Pacientes com pré-eclâmpsia leve devem fazer repouso, medir com frequência a pressão arterial e adotar uma dieta com pouco sal.
Três drogas são usadas classicamente no tratamento de crises hipertensivas na gestação: labetalol, nifedipina e hidralazina (Tabela 1). O Labetalol, um fármaco com ações alfa e beta-bloqueadoras, pode ser usado em bolus inicial de 20 mg e repetido em 20 mi- nutos, se necessário.