O relevo brasileiro possui grandes variações regionais, sendo constituído, principalmente, por planaltos, depressões e planícies. ... Seu processo de formação e transformação foi muito influenciado pelos fatores exógenos, ou seja, pelos agentes formadores e modeladores do relevo que atuam na superfície do planeta Terra.
A realização de estudos direcionados ao conhecimento geológico é de extrema importância para saber quais são as principais jazidas minerais e sua quantidade no subsolo. ... A superfície brasileira é constituída basicamente por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.
As estruturas geológicas representam as formações rochosas e as distintas gêneses do relevo terrestre. São subdivididas em crátons, bacias sedimentares e dobramentos modernos. As estruturas geológicas – também chamadas de províncias geológicas – são as formações rochosas e estruturais que compõem a litosfera terrestre.
A formação de sedimentos pode ser ocasionada pela água ou pelos ventos. ... Os rios provocam a sedimentação quando as águas constroem o seu próprio caminho através do desgaste do solo ou quebrando algumas rochas, pulverizando-as em pequenos sedimentos.