O carcinoma urotelial, antigamente denominado carcinoma de células transicionais, é um tipo de neoplasia que se origina de células epiteliais do urotélio, cujo padrão histológico mais comum é o papilar, com estratificação epitelial e feixe fibrovascular de suporte espessado.
O termo "ninhos de von Brunn" refere-se à presença de grupos de células transicionais na lâmina própria, desprendidos do urotélio sobrejacente (Figura 1).
Chamamos de carcinoma o câncer que se origina de um tecido epitelial, ou seja, o tecido que recobre nossa pele e a maioria dos nossos órgãos.
Entre os sinais do carcinoma epidermoide de pele incialmente destaca-se o aparecimento de um nódulo ou de manchas avermelhadas e irregulares, que crescem depressa, adquirem aspecto descamativo e podem transformar-se em feridas que sangram, coçam e não cicatrizam ou, ainda, formar protuberâncias rugosas semelhantes às ...
Carcinoma Pouco Diferenciado. Esse tipo de câncer quando analisado sob um microscópio, não mostra detalhes suficientes para dizer se é carcinoma, mas suas células são muito irregulares para classificá-los. Esses tumores representam cerca de 30% dos casos de câncer de sítio primário desconhecido.