Revolução Burguesa: com o surgimento da burguesia, muitas pessoas fugiam dos feudos (êxodo rural) para as cidades em busca de melhores condições. O surgimento da moeda, o desenvolvimento das cidades medievais e da intensificação das atividades comerciais, foram essenciais para que o sistema feudal entrasse em declínio.
A crise do feudalismo é um processo de longa duração que conta com uma série de fatores determinantes. Ao mesmo tempo, a ampliação do consumo de gêneros manufaturados e especiarias, e a crise agrícola dos feudos trouxeram o fim do equilíbrio no acordo estabelecido entre servos e senhores feudais. ...
O fator que mais contribuiu para o declínio do sistema feudal foi o ressurgimento das cidades e do comércio. Com o ressurgimento das cidades, os camponeses passaram a vender mais produtos e, em troca, conseguir mais dinheiro. Com o dinheiro alguns puderam comprar a liberdade.
A praga trouxe um eventual fim à servidão na Europa Ocidental. O sistema senhorial já estava em apuros, mas a Peste Negra garantiu seu fim em grande parte da Europa ocidental e central por volta de 1500. O severo despovoamento e a migração da vila para as cidades causaram uma aguda escassez de trabalhadores agrícolas.
A mais famosa delas foi a Peste Negra, talvez a mais devastadora, que, no século XIV, causou a morte de 25 milhões de pessoas na Europa, cuja população total na época era algo em torno de 54 milhões.