Já para a erva fresca, basta ferver a água, desligar o fogo e só então colocar 1 colher de sopa das folhas. Tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos antes de tomar. “É indicado 3 xícaras do chá de quebra-pedra ao longo do dia.
O chá de quebra-pedra está contraindicado para crianças menores de 6 anos e para mulheres grávidas ou que amamentam porque ela possui propriedades que atravessam a placenta e chegam até o bebê podendo causar aborto, e também passa pelo leite materno mudando o sabor do leite.
Para auxiliar na eliminação da pedra na vesícula é importante beber bastante água, mantendo o hábito de tomar 100 ml de água a cada hora, para que chegue aos 2 litros ao longo do dia. Isto pode facilitar o movimento da pedra dentro da vesícula e ajudar que seja eliminada pelo intestino.
Não há restrição no consumo de cuscuz, por ser um alimento rico em carboidratos. Os cálculos de vesícula, predispõem dificuldades na emulsificação de gorduras, portanto deve-se evitar excessos de frituras, óleos, e gorduras acrescidas nos alimentos.
Sim, quem tem pedra na vesícula pode comer tapioca tranquilamente, pois não tem gordura, apenas carboidratos, e são carboidratos bons para o organismo.
Qualquer tipo de alimento pode desencadear crises de cólicas em pacientes portadores de pedras na vesícula, porém, os alimentos ricos em gorduras aumentam a chance disso acontecer devido ao maior estímulo à contração da vesícula para secreção biliar. O uso de leite desnatado ao invés do integral é uma ba escolha.