Uma excelente estratégia para combater ou evitar a dor de ouvido no avião é tampar o nariz e fazer um pouco de pressão na cabeça, forçando a respiração. Isso ajuda a equilibrar a pressão dentro e fora do corpo, aliando a sensação ruim.
Bocejar ou abrir a boca o máximo que puder e exercitar a mandíbula movendo-a de um lado para o outro. Manobra Valsalva, aperte o nariz com os dedos e feche a boca, tente liberar o ar pelo nariz. Desta forma, você teria que ser capaz de abrir os ouvidos e equilibrar a pressão nos ouvidos. Use tampões filtrados.
A pressão do ar dentro de um avião em voo não é igual a pressão atmosférica ao nível do mar. Quando os aviões atingem sua altura de voo máxima, por volta de 13.
Pessoas que tenham sofrido recentemente um infarto do miocárdio devem aguardar de dez a catorze dias antes de voar; os hipertensos podem embarcar sem problemas, desde que devidamente medicados. Turbulências durante o vôo podem, algumas vezes, provocar enjôo.
As viagens de avião não costumam ser um problema para pessoas com insuficiência cardíaca, embora os níveis de oxigénio sejam ligeiramente mais baixos, mesmo em cabinas pressurizadas de voos comerciais. No entanto, algumas pessoas poderão necessitar de recorrer a suplementos de oxigénio durante o voo.
Em casos de fratura ou uso de gesso, o envio do Medif é exigência das companhias aéreas. Com o documento, as empresas determinam se a situação do passageiro permite que ele viaje e, se sim, em quais condições.
“A pessoa que tem epilepsia tem a tendência a ter crises. Às vezes ela não dormiu direito, passou a noite em claro, está desidratada, está muito estressada, e isso pode desencadear uma crise, mas não é motivo para não viajar de avião. A epilepsia não é contagiosa.
Controle vestível. Hoje, sabe-se que, se o paciente que sofre uma crise generalizada não está sozinho, a chance de sobrevivência aumenta. ;Na maioria dos casos, quando alguém consegue agir no fim da crise, isso pode ser suficiente para evitar o ataque cardiorrespiratório.
Posso voar se estiver engessado/a? Devido às diferenças de pressão na cabine, as suas mãos e pés podem inchar, pelo que o gesso fechado pode tornar-se demasiado apertado. Pode contactar o seu médico para lhe colocar eventualmente uma tala, ligadura ou gesso amovível.
Como devem ser transportados bengalas, muletas, andadores, carrinhos de bebê e outros? Conhecidos como ajudas técnicas, esses equipamentos devem ser transportados gratuitamente (limitado a uma peça por pessoa) e levados na cabine de passageiros.
Como já descrito neste artigo, o MEDIF, é a sigla em inglês para Formulário de Informações para Passageiros com Necessidades Especiais. Já o FREMEC é a abreviação, novamente em inglês, para Liberação Médica para Passageiros Frequentes.
O Medif é um formulário que atesta que o passageiro portador de deficiência está apto a fazer uma viagem de avião. O Fremec, por sua vez, é um documento que visa facilitar as viagens de passageiros frequentes que sejam portadores de condições médicas especiais.
Abra seu e-mail e encaminhe em anexo os formulários digitalizados para: medif@voegol.com.br. Coloque como assunto do e-mail: "MEDIF Preenchido" e o LOCALIZADOR (código da reserva) do passageiro com necessidades especiais.
Pessoas que necessitem de um acompanhante no vôo, tem direito a um desconto que podem ser pedidos através do MEDIF (Medical Information Form) ou do cartão Fremec (Frequent Traveller Medical Card). O desconto é para a compra da passagem do acompanhante, e não da pessoa com deficiência.
O Projeto de Lei nº 2.
Cadeira de rodas: passageiros com mobilidade reduzida podem usar sua cadeira de rodas para locomover-se até a porta do avião, desde que o equipamento passe pela inspeção do aeroporto. A cadeira de rodas poderá ser despachada na porta do avião, sem custo adicional, como item prioritário.
FREMEC (Frequent Traveller Medical Card) é um documento para facilitar a vida dos passageiros que precisam de assistência especial. Com ele, não é mais necessário apresentar atestado médico em todas as viagens, basta usar um documento pessoal no momento do embarque.
O atestado de saúde ou o formulário MEDIF devem ser enviados ao menos 48 horas antes da saída do seu voo. Para enviar o atestado, acesse nosso Formulário de contato, clique em Solicitação, Atestado médico, Enviar atestado médico/MEDIF com “Desconto para acompanhante” e o nome do passageiro no campo “Assunto”.
É lei o direito às passagens gratuitas para os pessoas com deficiência, que apresentem carência e comprovem baixa renda. Para ter acesso a esse direito é necessário que o passageiro inscreva-se no programa Passe Livre: clique aqui e acesse para conseguir o benefício.
Basta apresentar a carteira do Passe Livre do Governo Federal e a Carteira de Identidade nos pontos de venda de passagens, até três horas antes do início da viagem. As empresas são obrigadas a reservar, para cada viagem, dois assentos para atender as pessoas portadoras do Passe Livre.