Método Rápido:
Primeiro, procure saber quantos quilos de carne exatamente você irá dessalgar, já que é preciso medir a quantidade de sal de acordo com os quilos da peça. Corte a carne de sol em pequenos pedaços e lave bem em água corrente. ... Agora, lave a carne novamente em água corrente e prove um pedacinho.
Corte a carne de sol em pequenos pedaços e lave bem em água corrente. Depois, coloque esses pedaços em uma panela bem funda e adicione sal (para cada 1 kg de carne, 3 colheres de sopa de sal). Leve a panela ao fogo e, quando a água começar a ferver, repare se forma uma espuma branca.
Como fazer
Chegou à conclusão de que era pura química dos alimentos. Como o sal que está na carne seca é bem fraco, devido ao tempo, o sal novo com todas as suas propriedades "chama o sal da carne para água". E aí da-se a mágica química.
2- Método “urgente”
Passo a passo: Primeiro, por 10 minutos, coloque o alimento dentro de uma vasilha e deixe-o embaixo de um fio de água corrente. Depois disso, escorra o líquido e coloque a carne em uma panela com água até cobri-lo. Coloque 3 colheres (sopa) de sal para cada 1kg do alimento e leve a panela ao fogo médio.
Dessalgar a carne é o segredo para uma boa feijoada, então se você não conseguir encontrar as carnes já dessalgada, tenha paciência e coloque cada carne em uma tigela separada, cubra com água gelada e vá trocando a água de hora em hora, assim é garantido que o sal todo seja removido.
Na véspera, em uma tigela, coloque a orelha e os pés de porco e cubra-os com água fria. Troque a água 4 vezes durante esse tempo. Em outra tigela, coloque a carne seca e a costelinha de porco e cubra-as com água fria para dessalgar. Troque a água 4 vezes.
É a dessalga a jato: coloque 500 g de carne ou peixe na panela e cubra com água fria. Junte 2 colheres (sopa) de sal para cada 500 g de carne ou peixe. Leve ao fogo alto e fique de olho! Quando começar a formar bolhas na água e subir uma espuma branca, desligue.
Você pode usar batatas para remover um sabor excessivamente salgado dos assados de carne de porco. Corte a batata em fatias de 6 mm e coloque-as dentro do assado. Cubra o porco com as fatias finas e coloque mais fatias em torno do fundo da panela, cobrindo os sucos. Continue cozinhando de acordo com a receita.
“Sal na tampa?” — isso mesmo! Para isso, basta tampar a panela na qual está o seu ensopado ou outro prato salgado, e, enquanto está cozinhando, colocar sobre a tampa um pouco de sal seco em forma de círculo. Isso fará com que esse sal absorva a umidade e o sal em excesso.
Peixe frito salgado pode ser corrigido com suco de limão....Peixe frito, assado ou cozido
1º - Colocar o peixe sob água corrente, durante tempo suficiente, de forma a eliminar o sal superficial; 2º - Colocar o peixe dentro de um recipiente com água (2/3 de água e 1/3 de peixe), tapar e levar ao frigorífico; 3º - Trocar a água frequentemente (conforme se indica abaixo).
É só seguir os passos a seguir.
Para isso, coloque o bacalhau, seja ele em postas ou desfiado, dentro de uma vasilha embaixo de um fio de água corrente por 10 minutos. O processo de dessalgue deve continuar dentro da geladeira, mas não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente.
Corte o bacalhau em pedaços pequenos/médios e coloque-os em uma panela com água, de maneira que a água cubra todos os pedaços. Use sal para tirar o sal! Nesse momento você vai misturar de 3 a 4 colheres cheias de sal: isso mesmo, você vai colocar ainda mais sal!
Há quem tenha dúvidas de como dessalgar o bacalhau mais rapidamente, por isso eu tenho uma dica mega simples para acabar com o problema. Todas as vezes que você for trocar a água de molho do bacalhau, acrescente duas colheres de sopa de Vinagre Minhoto.
Como dessalgar bacalhau rápido com leite O leite é conhecido pela sua eficácia para dessalgar o bacalhau rapidamente. A maneira mais simples de tirar o sal do bacalhau rápido com leite é deixar as postas de molho no leite frio por 2 a 3 a horas antes do preparo.
Em uma tigela, coloque o bacalhau desfiado e cubra-o com água fervente; Mexa com uma colher para remover o restante do sal; Escorra novamente, pressione para retirar o excesso de água e pronto!
Dicas para dessalgar o Bacalhau de maneira mais prática
As altas temperaturas deixam o peixe borrachudo como chiclete. Quem for utilizar a água de cozimento deve levar o peixe ao fogo em água fria, retirar quando levantar fervura e deixá-lo descansar na panela por 15 minutos, com a chama do fogão desligada.
15 minutos
E preste atenção na cor da carne, que pode indicar a presença de bactérias (se tiver um pigmento rosa, o bacalhau já está deteriorado). Outro jeito de descobrir se o bacalhau está estragado é pelo cheiro: quando está muito forte, pode indicar ação de bactérias. Comprado o bacalhau, é hora de tirar o sal ou dessalgar.
O bacalhau pode parecer um bicho durão, mas é sensível e delicado. E se possível faça apena uma cocção. Assim, se for servido grelhado, deve ser apenas grelhado; se frito, que seja frito e pronto. Se ele for cozido e depois frito, por exemplo, ficará borrachudo; se cozido e depois levado ao forno, uma palha.
A pele do bacalhau deve ser completamente retirada. Você pode optar por tirar antes ou depois do cozimento, mas ela sai com muito mais facilidade depois de cozida. Tente achar um ponta solta e puxe de forma firme e com cuidado para não desmontar suas postas.