cereus, segundo Paiva et al. (2009), deve-se acabar com a ger- minação dos esporos, através do controle da temperatura, atividade de água e pH dos alimentos. O uso de temperaturas superiores a 100°C permitirá a eliminação de parte des- tes esporos.
→ Características do Bacillus cereus Bacillus cereus é uma bactéria da família Bacillaceae que se destaca por ter formato de bastão, ser gram-positiva, aeróbica facultativa, formadora de esporos esféricos e responsável pela produção de uma grande quantidade de toxinas.
Os alimentos envolvidos são os vegetais crus e cozidos, produtos cárneos, pescado, massas, leite, sorvete e pudins à base de amido. Causa vômitos, náuseas e mal-estar geral, e em alguns casos diarreias com 6 a 24 h de duração.
A contaminação pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação e/ou armazenamento dos alimentos. Os principais agentes causadores são as bactérias Salmonella, Shigella, Escherichia Coli, Staphilococus e Clostridium e os Rotavírus.
A infecção bacteriana é uma das principais causas da intoxicação alimentar, consequência de Salmonella e Staphylococcus aureus, que multiplicam-se rapidamente no interior do intestino. Essas bactérias podem contaminar frutas e verduras, laticínios, carnes e água.
Sintomas de intoxicação alimentar Independentemente do micro-organismo determinante, os efeitos da intoxicação alimentar aguda são todos parecidos: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.
Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que te infectou e quais as suas condições de saúde no geral.
O mais comum é que as manifestações se deem na pele, isto é, com inchaço, coceira e dermatite. Mas o paciente também pode apresentar diarreia, dor abdominal, vômito e até dificuldade para respirar. Se você já teve reação alérgica a algum alimento, há risco de que ela ocorra de novo, porém de forma mais grave.
São termos utilizados, muitas vezes, como sinônimos, mas há diferenças. A intoxicação nem sempre está associada à presença de um agente infeccioso, enquanto na infecção há bactéria, protozoário ou vírus provocando sintomas.
No caso das infecções provocadas pela ingestão de produtos contaminados, torna-se mais dífícil visto que os sintomas aparecem mais tarde. Segundo a OMS, a definição de Toxinfecção Alimentar é a doença de natureza infecciosa ou tóxica, causada ou potencialmente causada, pelo consumo de alimentos ou por água.
- toxinfecção causada por alimentos: são doenças que resultam da ingestão de alimentos que apresentam organismos prejudiciais à saúde e que liberam substâncias tóxicas. Exemplo: cólera. Os sintomas das DTA variam de acordo com o organismo ou a toxina encontrados no alimento e a quantidade do alimento ingerido.
A intoxicação alimentar é uma situação que acontece devido a ingestão de alimentos ou bebidas contaminados com microrganismos, como bactérias, fungos, vírus ou parasitas....4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa
Um ótimo remédio caseiro para intoxicação alimentar é beber o chá de amoreira e camomila, pois possui ação antidiarreica, reguladora intestinal, bactericida e calmante, ajudando a eliminar os microrganismos responsáveis pela intoxicação alimentar e a aliviar os episódios de diarreia.
Probiotics, tal como o lactobacilo acidófilo e o lactobacilo bulgaricus, é preparações com bactérias benéficas. Estes podem ajudar a restaurar o balanço das boas bactérias no intestino. Estes são acessíveis para viajantes a uma área onde o alimento e a água possam ser contaminados.
O que comer
Durante uma intoxicação alimentar, é importante evitar alimentos com muitas fibras, como cereais integrais, vegetais folhosos e frutas cruas com casca porque podem irritar a mucosa intestinal, que já esta sensível, podendo agravar a situação.
7 remédios caseiros para intoxicação alimentar
Os alimentos devem ser consumidos em pequenas porções, e a ingestão de água é muito importante, assim como bebidas isotônicas para repor a perda de eletrólitos e de glicose. Estudos do Centro Médico Hershey da Universidade Penn State recomendam a dieta BRAT (banana, rice, applesauce and toast), em inglês.
7 remédios caseiros para intoxicação alimentar
3 Remédios Caseiros para tratar a Alergia na Pele
Beleza & Bem Estar
Prefira um cuidado com ativos hidratantes que ajude a fortalecer a barreira de proteção da pele e a equilibrar o microbioma. Lembre-se que a radiação deixa a pele mais fragilizada e propensa à irritação!
Pomadas para coceira na pele