De modo geral, no projeto de uma viga de concreto armado, o dimensionamento à flexão e o deslocamento vertical (flecha) determinam as dimensões da seção transversal e a armadura longitudinal. O dimensionamento da viga ao esforço cortante é normalmente feito na seqüência, determinando- se a chamada armadura transversal.
Pode ser dimensionado da seguinte forma:
Então, a quantidade de material deve ser calculado da seguinte forma: Cimento = (volume total da peça – sendo laje, viga, pilar ou outro) x (o rendimento do cimento – de acordo com o traço escolhido).
Atualmente, é possível vencer grandes vãos – aberturas livres entre pilares ou entre os pontos de apoio de uma cobertura – com elementos mais leves e de poucas dimensões. Lajes medindo vinte metros de comprimento já são comuns para engenheiros e arquitetos.
Mas o maior destaque é o Palácio Tiradentes, a sede da Governadoria do estado de Minas Gerais. O edifício é o maior prédio de concreto protendido suspendo do mundo, com um vão livre de 147 metros de comprimento e 26 de largura, sendo também um grande destaque por sua magnífica arquitetura.
No geral, as lajes nervuradas vencem vãos entre pilares na ordem de 7 a 9m. Em regiões de apoio, tem-se uma concentração de tensões transversais, podendo ocorrer ruína por punção ou por cisalhamento.
A laje é vendida por m² e custa entre R$ 39,00 e R$ 45,00 o m² isso já com o isopor.