- No pós treino para ajudar na recuperação e na fadiga. Porém, se você já toma proteínas como o Whey, pode ser mais indicado tomar o hipercalórico apenas no pré-treino e deixar as proteínas para o pós-treino. - Antes e até durante refeições principais para que elas tenham mais calorias agregadas.
De modo geral, ele pode ser incluído tanto no café da manhã quanto no pré ou pós-treino. Nesses dois momentos, quando tomar hipercalórico, seu corpo conseguirá aproveitar bem todos os componentes, garantindo que ele seja estratégico para sua nutrição e seus resultados.
Os suplementos hipercalóricos são excelentes complementos para a primeira e mais importante refeição do dia. Durante a manhã, o seu corpo vem de um longo período em jejum, o temido estado catabólico, caracterizado pelo uso dos músculos, e não da gordura, como combustível, o que prejudica o aumento da massa muscular.
Hipercalórico de forma geral não vai fazer você engordar, se você for orientado e souber usar ele de acordo com seu gasto calórico diário, mas para pessoas que pretende perder peso, não é um suplemento recomendado pela quantidade de calorias em pouca quantidade do suplemento.
A indicação geral é de que seu consumo seja feito adicionando 200 ml de água, leite ou suco a cada 90 gramas do hipercalórico¹. Além disso, o suplemento pode ser consumido ao longo do dia, no café da manhã e durante a tarde, por exemplo, não necessariamente antes ou depois dos treinos.
Portanto, tomar whey antes de dormir não te faz engordar. Na verdade, é mais útil utilizar ele antes ou depois do treino para recuperação muscular do que antes de dormir. Mas, claro, ele pode te fazer engordar sim e pode causar problemas se usado de maneira errada durante o período noturno.
Por que o sono emagrece? Segundo Breus, isso acontece porque as gorduras são transformadas em energia mais rapidamente enquanto dormimos. Mas é preciso dormir pelo menos 7 horas e meia por noite. Daí o seu metabolismo (ou seja, a capacidade do corpo de transformar gordura em energia), se acelera.