É simples: pegue um ferro de passar e ligue-o em uma temperatura baixa. Em seguida, coloque uma toalha felpuda por cima do papel e passe o ferro. Isso vai ajudar a desamassar.
Moura Encadernação - Restauração e Encadernação de ...http://mouraencadernacao.com.brhttp://mouraencadernacao.com.br
Posicione o livro em pé em uma superfície lisa e plana e deixe suas páginas abertas, como se fossem um leque – tudo isso à frente de um ventilador na potência mínima. Deixe a brisa agir por uma noite inteira e quase toda a água desaparecerá. > Não abra o livro num ângulo maior que 90o, para não descolar as páginas.
Primeiro espalhe bem o bicarbonato entre os 3 dorsos. Depois, vire as páginas em uma velocidade que permita que o resto do produto possa caia entre elas e jogue-o à vontade. Por fim, coloque o exemplar dentro do saco com mais bicarbonato, feche o zip lock e deixe-o lá por aproximadamente 3 dias.
Inserindo as toalhas de papel até mais ou menos metade do livro, você pode fechá-lo e ir pressionando as páginas, com a ajuda das suas mãos e do seu peso corporal. Vá repetindo esse processo até que as páginas comecem a ficar secas.
Você pode colocar a nota em uma tigela de arroz cru ou em algum lugar quente (por exemplo, em um armário de ventilação) ou no sol (por exemplo, no peitoril da janela). Em uma mesa plana, coloque uma toalha de papel ou lenço de rosto e, em seguida, a conta, depois outra toalha de papel ou lenço de rosto.
É normal os clientes nos perguntarem sobre o valor de notas que estão rasgadas, coladas com durex, ou que tem qualquer outro defeito. E a resposta é: elas valem desde que tenham mais da metade do tamanho original!
Passe a faca pela dobra. Abra-o e use um estilete para cortar a dobra da capa. Caso o livro seja de capa dura, você vai precisar fazer bastante pressão para atravessar o material. Quando terminar de cortar, puxe a capa do livro para soltá-la. A dobra é a parte em que a capa e a contracapa se ligam às páginas do livro.
Use um secador de cabelo para aquecer a cola que já secou. Coloque-o na temperatura baixa para evitar amassar ou queimar o papel. Aplique o calor uniformemente em um movimento circular por toda a página ou área colada. O calor deixa a cola mais maleável e fácil de remover.
Método 3 de 3: Consertando uma lombada quebrada
4 – Pelo menos uma vez por semestre, passe um pano macio, limpo e seco nos seus livros. Para limpar o pó acumulado na parte superior de cada volume, você pode utilizar um pincel de cerdas grossas. Aproveite para folheá-los, pois isso ajuda o papel a respirar.
Com um pano úmido de álcool em gel (não deixo-o muito molhado apenas umedeça), passe apenas nas capas dos livros para remover a sujeira, em seguida deixe-o secar no sol, com as páginas abertas. Isso ajuda a tirar o mofo e o cheiro de poeira, em livros mais velhos.
Fure no meio de uma tampa de plástico sem uso e passe o pincel por dentro. Use um pano fininho na boca da mangueira do aspirador de pó para encontrar objetos pequenos perdidos.
Se você tem cadernos com espiral é muito mais simples. Retire a espiral, pegue as folhas limpas, organize-as e encaderne-as de novo dentro de uma capa apropriada (pode ser de outro caderno ou uma feita em casa com cartolina ou papelão).
25 Maneiras de Usar um Caderno em Branco
O papel é feito de celulose, que é fibra de plantas, daí então a celulose é feita do corte de árvores. As árvores são trituradas e a polpa é colocada no ácido.