Quem A Deusa Hathor?

Quem a deusa Hathor

No Egito, Hathor ou Hator era a deusa do amor, beleza, dança, música e fertilidade. Todavia, antes de ser reconhecida por estes dons, ela era a deusa da destruição. Desse modo, havia um mito de que , seu pai, ordenou que Hathor saísse para devorar pessoas.

Os egípcios viam o céu como a grande barriga de uma vaca e o sol era a luz que passava através do vão de seus chifres.

Devido a essa associação, a Deusa Hathor também era associada à fertilidade da terra e do povo, sendo, portanto, cultuada como uma Deusa da Fertilidade.

Adoração à Hator

Fotos: Pinterest

Originalmente a Deusa Hathor era uma personificação da Via Láctea, cuja criação foi considerada ser a partir do leite que fluiu de uma vaca divina.

Similarmente, temos a Deusa Grega Hera que também é simbolizada por uma vaca e também criou a Via Láctea.

Olá boa tarde, gostaria de saber mais sobre os deuses do antigo Egito. Existe algum artigo bem aprofundado sobre eles? Seus nomes (de todos existentes), origens, função, hierarquia etc. Sou apaixonado por história antiga e gostaria de aprender mais. Se puder me passar algum contato para conversarmos, ficarei grato. Obrigado, Deus te abençoe.

Quais os poderes de Hathor?

Quais os poderes de Hathor?

No Egito, Hator era a deusa do amor, da beleza, da dança, da música e da fertilidade. Hator é uma das principais deusas. Hator significa “Casa de Hórus”. Antes que Hator fosse a bela deusa, ela era a deusa da destruição.

Hator tinha uma relação complexa com Rá; em um mito ela era seu olho, e considerada sua filha, porém, posteriormente, quando Rá assume o papel de Hórus em relação à monarquia, ela passou a ser considerada sua mãe – papel que teria absorvido a partir de outra deusa-vaca, ‘Mht wrt’ (“Grande Enchente”), que teria sido mãe de Rá num mito de criação e carregado-o entre seus chifres. Como mãe, dava a luz a ele toda manhã no horizonte oriental e, como esposa, o concebia através da união com ele todo dia.

Por possuir uma gama de representações muito ampla, a deusa Hathor também possui diversos poderes. A começar pelo seu poder sobre o sol, os céus, a maternidade e a beleza. Outras atribuições poderosas da deusa estão sobre a morte, uma vez que ela era a responsável por acolher os humanos mortos na passagem para o outro mundo, além de pelo prazer e amor.

Curso online ‘Egiptomania: o antigo Egito na cultura de massa’ – MAS-SP, Fevereiro/2022

Por outro lado, em suas formas animais ela foi representada por uma vaca e por um leão feroz. Por este motivo, o símbolo de Hathor era uma vaca com um disco solar. Além disso, os antigos egípcios a desenharam como o céu da Via Láctea. Hator também foi batizada de Deusa Dourada, a Senhora da Canção, a Senhora das Donzelas e a Senhora da Alegria e Senhora das Guirlandas.

O Império Médio foi fundado quando o faraó do Alto Egito, Mentuhotep II, reconquistou o controle do Baixo Egito, que havia se tornado independente durante o Primeiro Período Intermediário. Esta reunificação havia sido conseguida através de uma guerra brutal, que duraria vinte e oito anos com muitas vítimas; ao fim dos combates, no entanto, a paz retornou e o reinado do faraó seguinte, Mentuhotep III, foi pacífico, com o Egito retornando novamente à prosperidade. Uma narrativa mitológica (“O Livro da Vaca Celestial”), feita a partir da perspectiva do Baixo Egito, foi desenvolvida neste período, abordando a experiência desta longa guerra. Na narrativa, após a guerra, Rá, que representava o faraó do Alto Egito, não mais era respeitado pelo povo do Baixo Egito, que deixou de obedecer sua autoridade. O mito afirma então que Rá se comunicou através do terceiro olho (Maat) de Hator, contando a ela que algumas pessoas daquele país planejavam assassiná-lo. Hator ficou então tão furiosa com o fato de que as pessoas que ela havia criado poderiam ser tão audaciosas a ponto de planejar isso que se transformou em Sekhmet (deusa da guerra do Alto Egito) para destruí-los. Hator, como Sekhmet, se tornou sanguinária e o banho de sangue foi imenso, pois nada podia pará-la. À medida que as mortes continuavam, Rá se deu conta da situação caótica na região e decidiu interromper Sekhmet, sedenta de sangue, derramando grande quantidade de vinho com cor de sangue sobre o solo para enganá-la. Sekhmet então bebeu grande quantidade deste vinho, imaginando ser sangue, e acabou por se embebedar, voltando à sua forma pacífica, como Hator.

Aparência e representações

Aparência e representações

Uma divindade em forma de vaca aparece no cinto do rei na Paleta de Narmer, que data do período pré-dinástico, e esta pode ser Hator ou a deusa Bat (assumindo outra forma), com quem ela é associada e que posteriormente suplanta. Por vezes são vistas como a mesma deusa, embora tenham diferentes origens e ilustrem diferentes reflexos do mesmo conceito divino. A evidência que apontam para a divindade em questão representar Hator, especificamente, baseia-se numa passagem dos Textos das Pirâmides, que afirmam que o traje do rei viria de Hator.

Como o culto a Hator se desenvolveu a partir dos cultos pré-históricos de adoração à vaca, não é possível se afirmar de maneira conclusiva onde sua veneração ocorreu pela primeira vez. Dendera, no Alto Egito, era um sítio arcaico importante onde ela era cultuada como “Senhora de Dendera”. Do Império Antigo em diante ela passou a ser cultuada em Meir e Kusae, com a região de Gizé-Saqqara sendo o seu principal centro de devoção. No início do Primeiro Período Intermediário Dendera parece ter se tornado o principal sítio de seu culto, onde ela era considerada mãe e consorte de “Hórus de Edfu”. Deir el-Bahri, na margem ocidental do Nilo, em Tebas, também era um sítio importante de veneração a Hator, desenvolvido a partir de um culto pré-existente à vaca.

Em algumas representações ela era vista como uma mulher com cabeça de vaca, que tinha o disco solar no meio de seus chifres e segurava um cetro de papiro em uma de suas mãos. Segundo REMLER (2010, p. 75) “Hathor foi tão importante no panteão egípcio que muitas vezes Ísis foi associada a ela formando Hathor-Ísis […] Também era vista como a deusa dos mineiros que escavavam turquesa, uma pedra altamente valorizada no antigo Egito”

Como a deusa Hathor era representada?

O culto a Osíris prometia vida eterna a todos aqueles que fossem julgados moralmente merecedores. Originalmente os mortos, tanto homens quanto mulheres, tornavam-se Osíris após o julgamento, porém, no início do período romano as mulheres mortas passaram a ser identificadas com Hator e os mortos do sexo masculino com Osíris.

A Deusa Hathor governava tanto o nascimento quanto a morte e, nessa forma, ela era retratada como sete “Deusas Hathor”, responsáveis por predizer o destino inescapável de cada recém-nascido.

[…] nasceram 8 divindades que foram os primeiros deuses do panteão japonês. Porém, em dado momento a deusa Izanami gerou Kagutsuchi, um deus de fogo que infelizmente queimou gravemente sua mãe, deixando à beira da […]

Conforme a mitologia egípcia, Hator apareceu em quatro formas diferentes. Primeiramente, na forma humana, ela tinha uma cabeça de vaca com dois chifres. Desse modo, ela foi representada como uma vaca porque as vacas eram animais altamente respeitados. Além disso, ela usava um com formato de de meia-lua na frente e uma peça alta em forma de cogumelo nas costas.

Uma urna de pedra encontrada em Hieracópolis, que data da Primeira Dinastia, tem em sua lateral uma representação da face de uma divindade-vaca com estrelas em suas orelhas e chifres, que pode ser relacionada ao papel de Hator, ou Bat, como uma deusa celestial.

Olá queridos sou estudante da alta magia. Cultuo alguns Deuses egípcios. Vc pode pronunciar como se escreve. Já que este é o nome popular de hathor. Só pronuncia o a com som de E.

Quais foram as aparições e representações da deusa Hathor?

Sekmet viu e pensou que era o sangue das pessoas que ela matou, então ela bebeu tudo e ficou bêbada. Depois, ela dormiu por três dias e, quando acordou, não queria mais comer carne humana. Ela se tornou uma nova deusa, chamada Hator.

Hathor era vista como a filha de Rá e seu culto remonta aos períodos pré-dinásticos, onde a vaca era considerada símbolo da fertilidade. Ela sempre foi representada de muitas maneiras e os egípcios consideravam que as plantações de papiros eram o seu lar.

Outras postagens

Outras postagens

Hator, juntamente com a deusa Nut, era associada com a Via Láctea durante o terceiro milênio a.C., quando, durante o outono e os equinócios da primavera, se alinhava com a Terra e a tocava no local onde o Sol nascia e se punha. As quatro patas da vaca celestial que representavam Nut ou Hator podem, em alguns relatos, ser vistas como os pilares sobre os quais o céu repousava, com as estrelas em sua barriga formando a Via Láctea, pela qual a barca solar de Rá, representando o Sol, navegava. Um nome alternativo de Hator, que perdurou por 3.000 anos, era Mehturt (também grafado Mehurt, Mehet-Weret ou Mehet-uret), que significava “grande enchente”, e fazia referência a esta associação com a Via Láctea, que era vista como um canal de água que cruzava os céus, por onde navegavam tanto a divindade solar quanto a Lua, o que fazia com que os egípcios antigos a descrevessem como “O Nilo no Céu”. Por isso, com o nome mehturt, ela era identificada como sendo responsável pela inundação anual do Nilo. Outra consequência de seu nome é que ela era vista como arauto de nascimentos iminentes, representando o momento em que o saco amniótico se rompe e libera suas águas, uma indicação de que o nascimento da criança está muito próximo. Outra interpretação da Via Láctea era de que ela seria a serpente primordial, Wadjet, protetora do Egito que estava fortemente associada com Hator e outras divindades primevas entre os diferentes aspectos da grande deusa-mãe, incluindo Mut e Naunet. Hator também era cultuada como protetora das regiões desérticas.

Ainda há restos do templo de Hator em Dendera, no Egito. Acredita-se que o templo de Hator foi construído e decorado entre o século II a.C e o primeiro século d.C. Ele tinha dois salões com colunas primorosamente concebidos, com a cabeça da deusa Hator gravada em cada um deles.

A Deusa Hathor foi muito amada no antigo Egito, mas possui uma história de origem um tanto conturbada. No início de sua existência ela era chamada de “Olho do Sol” ou “Olho de Rá” e nessa forma, era a Deusa da Destruição, a intensa e forte Deusa Sekhmet.

De acordo com a lenda, Rá, o Deus Sol, não estava mais sendo respeitado pelo povo do Baixo Egito durante seu mandato como Faraó e descobriu que o povo conspirava contra ele. Para resolver essa situação ele resolveu enviar seu olho para lidar com a questão.

O olho era a Deusa Sekhmet, que começou a matar centenas de pessoas e beber seu sangue. Quando Ra pediu que parasse, ela simplesmente o ignorou. O Deus então teve a ideia de colorir cerveja de vermelho (para lembrar sangue) e despejar pelos campos de batalha.

Qual é o nome da deusa da beleza?

Afrodite Afrodite – Deusa da beleza.

Quais eram as deusas da beleza?

Na mitologia grega, Afrodite é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Ela foi considerada a personificação do ideal de beleza dos gregos na Antiguidade. ... Na mitologia romana, Afrodite é correspondente à deusa Vênus.

Qual é a função de Hathor?

A função da deusa egípcia Hathor é receber os mortos na próxima vida, responsável por auxiliar as mulheres no parto, padroeira dos mineiros.

Como a deusa Isis era representada?

Ela originalmente desempenhou um papel limitado em rituais reais e templos, porém era mais proeminente em práticas funerárias e textos mágicos. Ísis era retratada artisticamente como uma mulher humana usando um hieroglifo no formato de trono em sua cabeça.

Quais os principais deus do Egito?

Os principais deuses
  • Amon-Rá ou Rá-Atum: Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. ...
  • Tot: Filho de Rá, patrono da Lua, deus da sabedoria e da cura. ...
  • Sekhmet: Chamada de deusa poderosa, filha de Rá. ...
  • Osíris: O mais importante descendente do deus Rá. ...
  • Ísis: Esposa e irmã do deus Osíris.
• BE

Qual o deus do Egito?

Rá Principal deus egípcio, Rá é o responsável pela criação do mundo e representa o Sol. Ele é descrito de diversas formas, desde com a face de uma ave de rapina até como um escaravelho. Os egípcios acreditavam que seu rei (o faraó) era a encarnação de Rá.

Quais são as deusas mais bonitas?

Afrodite A deusa grega do amor, Afrodite, era uma das deusas mais populares da mitologia grega antiga e talvez fosse a mais bonita de todas. Ela não era apenas considerada um modelo da beleza, mas também era adorada como a divindade do amor e do desejo.

Quais as deusas gregas mais lindas?

Dentro dela, navegava Afrodite, que os gregos chamavam de “a Dourada”, por conta de seus cabelos louros e cacheados – entre os romanos, conhecida como Vênus. Foi a mais bela de todas as deusas da mitologia (entre as mortais, a mais linda foi Helena, filha de Zeus e Leda).

Quem foi o amor de Hórus?

5 more rows

Como os cantores eram considerados na sociedade egípcia?

Por conta da vasta relevância da música na época, os cantores eram vistos como pessoas do alto escalão e eram admirados e respeitados por todos. ... Algumas pessoas acreditam que o Deus Thoth foi responsável por criar a música que era usada por Oziris com o intuito de criar e promover a civilização dos povos.

Quando a deusa Ísis nasceu?

A deusa Ísis é uma das principais divindades da mitologia egípcia, embora seu culto transcenda as fronteiras do Egito e se estenda por todo o universo greco-romano, chegando inclusive às terras nas quais atualmente se localiza a Alemanha. Sua veneração parece remontar a pouco tempo após 2500 a.C., à V dinastia egípcia.

O que é a deusa Ísis?

Ísis é uma das deusas mais importantes da mitologia egípcia! Também chamada de Sait, Ist, Iset, Aset ou Ueset, ficou famosa pela sua postura como esposa e mãe, sendo vista como deusa da fertilidade e da maternidade. Filha de Geb (deus da terra) e Nut (deusa do céu), esposa de Osíris e mãe de Hórus.

Quais são os nomes dos deuses egípcios?

Ísis: Esposa e irmã do deus Osíris. Ísis é a deusa da fertilidade, do amor e da magia, descrita como piedosa e protetora. A deusa é representada com corpo humano e asas de águia. Hórus: deus dos faraós e das famílias, é filho de Ísis e Osíris.

Quais são as deusas do Egito?

As deusas egípcias mais importantes
  • 1- Amonet. Amonet era uma das deusas primárias na religião do Egito Antigo. ...
  • 2- Anuket. Anuket era a personificação e deusa do rio Nilo na mitologia egípcia. ...
  • 3- Bastet. ...
  • 4- Hathor. ...
  • 5- Hatmehyt. ...
  • 6- Hemsut. ...
  • 7-Heket. ...
  • 8- Isis.

Qual é o nome do deus do sol?

Rá Segundo a mitologia, Rá além de ser considerado o deus Sol, é também denominado como o criador dos deuses e da ordem divina, teria recebido de seu pai o domínio sobre a Terra, mas o mundo falta ser acabado, e o mesmo assim, se encarregou de acabá-lo.

Qual é a melhor deusa?

As 5 Deusas mais Fortes da Mitologia Grega
  • Quais são as principais Deusas Gregas?
  • Top 5: Deusa da Necromancia: Hécate.
  • Top 4: Deusa da Caça: Ártemis.
  • Top 3: Deusa da Sabedoria: Atena.
  • Top 2: Deusa da Noite: Nix.
  • Top 1: Deusa Mãe: Gaia.
BE