A noção de profundidade na pintura é conseguido utilizando ou aplicando três tipos de critérios diferentes:
Desenhar em Perspectiva com 1 Ponto de Fuga – Passo a Passo Primeiramente, peque uma folha e trace uma linha horizontal aproximadamente no meio da folha, essa será nossa linha do horizonte. Em seguida, marque um ponto ao centro da linha do horizonte, esse será o nosso ponto de fuga.
Percepção de profundidade é a capacidade visual de perceber o mundo em três dimensões ou de criar essa ilusão em um suporte pictórico. Para a visão, o conceito de profundidade se relaciona com o espaço tridimensional ou com a percepção em quatro dimensões.
Perspectiva é o efeito de profundidade conseguido na obra por meio de trajetórias das linhas que se deslocam no plano. Os mais usados são: perspectiva cavaleira, perspectiva cônica, e perspectiva curvilínea.
Linhas de fuga: São as linhas imaginárias que descrevem o efeito da perspectiva convergindo para o ponto de fuga (linhas convergentes pontilhadas). É o afunilamento dessas linhas em direção ao ponto que geram a sensação visual de profundidade das faces em escorço dos objetos em perspectiva.
Perspectiva. Explicação: Vem do latim spec, que significa visão e perspicere (ver através de). Nas artes pictóricas ela é o principal artifício usado para o efeito de profundidade, podendo ser intensificado pelos efeitos de claro-escuro nos diferentes tons da imagem.
Definição de perspectiva: No desenho artístico a perspectiva pode ser definida como um recurso gráfico que utiliza o efeito visual de linhas convergentes para criar a ilusão de tridimensionalidade do espaço e das formas quando estas são representadas sobre uma superfície plana como a do papel de desenho.
Resposta. Resposta: Por a aplicação das sombras e das luzes. Pela aplicação da técnica da perspectiva.