Como cuidar do Manacá da Serra As regas devem ser feitas a cada dois ou três dias para o Manacá da Serra plantado em jardim, já os Manacás da Serra plantados em vasos devem ser regados com mais frequência, de modo a garantir um solo sempre úmido, mas nunca encharcado.
3 metros
Recomenda-se fazer a poda sempre após a floração, deixando sempre algumas folhas para a árvore continuar sobrevivendo, se possível utilizar uma tesoura bem afiada e em seguida utilizar calda bordaleza para a cicatrização e evitar fungos.
Step 1. Pode podocarpus jovens, antes da primeira brotação de crescimento na primavera. Elas podem ser podadas em qualquer época do ano, mas a poda de inverno é mais fácil, porque a planta cicatrizará mais rápido. Use tesouras afiadas para não esmagar os galhos durante o corte.
De acordo com Heib, o manacá-de-cheiro é uma planta que aceita muito bem as podas. O arbusto pode ser limpo após o outono, quando a planta se prepara para entrar em dormência. “Essa limpeza consiste na retirada dos galhos secos e folhas amarelas”, explica.
Quando da flores: Setembro/Outubro. Flores: Inicialmente elas são azul-arroxeadas e com o passar do tempo, vão clareando até tornarem-se brancas. Com isto, durante a floração, o manacá-de-cheiro apresenta um colorido muito especial.
PODA: Para conduzi-la em forma de arvoreta deve ser cortados os brotos que irão surgindo deixando apenas o principal. Para não virar uma imensa touceira, cortar os brotos que irão nascendo a partir de suas raízes.
VIVEIRO VALE REAL - MANACA DE CHEIRO - mudas com 1m de altura R$ 64,00.
No primeiro ano após o plantio, nos meses entre o final do outono e início da primavera, cortar os ramos débeis ou que estão dirigidos para a parte interna da copa. Também aqueles que ficam fora da forma desejada para o arbusto. Após a poda não esquecer de adubar a planta e regar.
Uma das diferenças é a cor das flores. As flores do Manacá-da-Serra, desabrocham com a cor branca e gradativamente vão se tornando violáceas, passando a rosa. Já as flores do Manacá-de-Cheiro, iniciam com um tom de azul-arroxeado e com o passar do tempo, vão clareando, passando de rosa para branca.
Falta de água Se você está regando menos do que deveria, a planta começa a derrubar parte de suas folhas para economizar água, e antes das folhas caírem, elas tornam-se amareladas. Este é um sinal de que é preciso regar com maior frequência e regularidade.
Tolerante à luz direta, é muito útil no reflorestamento de áreas de preservação permanente (apesar de seu desenvolvimento não ser muito rápido: cresce cerca de 2,5 metros em dois anos).
Qual a melhor época de plantar o manacá-da-serra? No Brasil a melhor época para o plantio de mudas é em fevereiro e março, o ideal seria receber sol pela manhã e sombra a tarde. Para quem comprou um vaso florido, não passe imediatamente para o solo, deixe no vaso até as flores murcharem, não colocar dentro de casa.
Preço do Manacá da Serra É possível encontrá-la na internet a partir de 25 reais.
Saiba como recuperar uma planta seca
Quando a planta subitamente perde as folhas e fica seca, somente com os ramos desnudos, nem sempre é sinal de que ela esteja morta. Pode ter sofrido algum impacto nas raízes durante o transporte ou mudança drástica de temperatura, principalmente dentro de um carro que fique no sol.
Muito provável que seja excesso de água ou irrigação logo depois do adubo não seguindo recomendações. Diminua a quantidade de regas e realize uma pode de manutenção dos galhos com as folhas amarelada.
Como Podar Arbustos Para Diferentes Finalidades
Para ter mais flores, faça uma poda até a metade da altura, depois da planta já ter produzido bastante. Isso vai incentivar o surgimento de novas flores, prolongando a beleza. Se quiser deixar algumas flores secarem, você ganhará de presente muitas sementes para repetir o processo e sempre ter papoulas em casa.
Faça pequenas podas em volta da coroa da planta para acertar o formato. Vá podando os ramos e folhas muito longos e as flores em excesso. Dessa forma a lantana manterá a aparência de arbusto e não ficará grande demais. Faça esse procedimento no final do Verão ou, se preferir, de uma a três vezes ao mês.
Como plantar a lantana Não tolera os alagamentos, pelo que a água da rega e da chuva deve circular livremente. Para tal, faça um buraco tão profundo como o comprimento da sua planta e o dobro da largura. Depois, deite terra e regue-a.
Assim que o vaso estiver escolhido, a terra preparada, não se esqueça de colocar pedras no fundo para que tenha uma excelente drenagem, posto que a lantana camara, ou cambará precisam de regas frequentes, porém sem encharcar. Por isso, cuide para que a terra do vaso não retenha umidade constante.
Na medicina popular, Lantana camara é utilizada como diurético, expectorante, anti-hemorrágico, antirreumático, febrífugo, e suas raízes como anticonvulsivo.
A planta possui propriedades medicinais amplamente usadas para tratamentos de problemas de saúde. Entre suas propriedades estão sua ação como antiespasmódico, anti-inflamatório, antipirético, balsâmico, diurético, estimulante, expectorante, sudorífero, tônico e tônico pulmonar.
Dentre os povos da mata, o carapiá é comumente utilizada como um antídoto para mordida de cobras e em casos de intoxicação por alimentos, por causa da sua ação digestiva e vomitiva. É usada também para aromatização de fumo.
Existem diversos depoimentos de que o chá preparado com o talo, com as folhas ou as flores, é eficiente no tratamento de alergias e infecções respiratórias. A infusão do Cambará é indicada para casos de gripe, asma, bronquite, resfriado e tosse.
O chá de Cambará é uma ótima opção para quem busca uma alimentação natural. Como fazer o Chá de Cambará: Coloque em infusão, em um litro de água fervente, 1 colher de sopa da erva, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.
Segundo pesquisas realizadas pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), a planta, também conhecida como cambará, é excelente expectorante, sendo útil no alivio de sintomas da doença como, por exemplo, o muco que se fixa aos pulmões. ...