Sugestões de regras para funcionários de uma pequena empresa para ter mais produtividade e harmonia
O Regulamento Interno das empresas é o instrumento pelo qual o empregador pode se valer para estabelecer regras (direitos e obrigações) aos empregados que a ela presta serviços.
Deixe as regras bem claras É preciso deixar claro o que vai acontecer quando o colaborador fizer a sua parte e que tipo de sanção haverá diante do descumprimento do acordo. Se não existem consequências, a regra “não pega” e o que mais se escuta na empresa acaba sendo o fatídico: “Isso não vai dar em nada”.
As normas organizacionais definem requisitos, especificações, diretrizes ou características que podem ser usadas de forma consistente para garantir que materiais, produtos, processos e serviços sejam adequados para seu propósito.
Significado de norma Princípio que serve de regra, de lei: normas escolares. Modelo, exemplo a ser seguido; padrão: normas da empresa. Aquilo que determina um comportamento, conduta, ação; regra.
A norma estabelece as regras a serem cumpridas para se atingir o objetivo proposto pela organização. Os procedimentos descrevem a forma de se executar as atividades necessárias para se atingir o objetivo proposto pela organização.
o Direito se expressa por meio de normas. As normas se exprimem por meio de regras ou princípios. As regras disciplinam uma determinada situação; quando ocorre essa situação, a norma tem incidência; quando não ocorre, não tem incidência. ... Princípios são as diretrizes gerais de um ordenamento jurídico, ou parte dele.
Para que uma sociedade (ou tribo) pudesse sobreviver era necessário que nela existisse certa estabilidade; a principal função das normas jurídicas é precisamente a de proporcionar esta estabilidade na forma de ordenar a convivência humana cada vez mais complexa.
Regras são deveres que temos que cumprir. E leis são para proteger as pessoas.
Como pudemos observar a norma nada mais é do que regras a serem seguidas por determinada sociedade ou país, definindo assim como somos. A norma está presente em todo lugar. Já lei é a norma escrita, onde assim se pode positivar e regular o que pode e o que não se pode fazer, e com seu descumprimento haverá sanções.
LEI. É a norma escrita emanada do poder competente; é o pronunciamento solene do direito. De acordo com o artigo 5, inciso II, da Constituição Federal, ninguém pode ser obrigado a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude da lei.