Descascar o inhame, cortá-lo em pedaços pequenos e colocar numa bacia com água e sal para não escurecer. Cozinhar em panela aberta com água cobrindo até ficar no ponto de colocar o palito e estiver cozido, mas sem desmanchar muito. Escorrer a água e voltar ao fogo baixo só para secar bem.
Se o inhame estiver cozido você pode guardá-lo na geladeira em recipiente hermético. Ele vai durar uns cinco dias sem estragar. Não deixe fora da geladeira por mais de duas horas, senão vai dar bactérias!!
O inhame deve estar firme. Se algumas partes dele estiverem amolecidas, ou com pequenos “brotos”, provavelmente ele já está estragado. Deve ser mantido em local seco e arejado (não necessariamente na geladeira), e dura até 10 semanas. Se for congelado, resite a meses.
Depois de cozido, o inhame perde essa substância e pode ser manuseado e ingerido sem problemas. Outro modo de remover essa “baba” é colocando o inhame cru e descascado (use luvas para isso) em uma bacia com agua e um pouco de vinagre.
Para eliminar a baba do inhame simplesmente descasque ele cru usando luvas, corte como preferir e coloque numa bacia com água até cobrir e um pouco de vinagre (1 a 2 colheres de sopa de vinagre). Deixe por 5 minutos e, ao fim desse tempo, você observará que a baba do inhame soltou na água.
O Inhame é um alimento nutritivo, saboroso e de uso versátil na culinária. ... Além disso, auxilia o organismo no combate às inflamações e infecções, fortalecendo-o no controle e tratamento das doenças infecciosas.
Os inhames não precisam ser mantidos em geladeira, pois se conservam em condição natural por até 10 semanas, desde que mantidos em local arejado, escuro e seco. Quando colocados em geladeira doméstica, devem ficar na parte inferior, dentro de sacos plásticos.
Coloque todos os legumes em uma tigela com água gelada, depois escorra e seque com papel toalha o máximo que puder, evitando assim a formação de gelo ao congelar. Agora é separar em porções e colocar no freezer. Validade: 2 meses.
"O branqueamento é uma técnica de congelar legumes e vegetais ideal para correria do dia a dia. O processo consiste em lavar bem os alimentos e cortá-los em pedaços pequenos. Depois, colocá-los em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais dentro.
Branqueie as folhas. Ferva-as por dois minutos e meio. Trabalhe em lotes se tiver mais folhas do que o que cabe na panela e deixe a água voltar a ferver antes de colocar mais folhas. Branquear os vegetais dessa maneira mata as enzimas e as bactérias que podem destruir a cor, o sabor e os nutrientes deles.
Significado de Branquear verbo transitivo direto e pronominal Tornar limpo: branquear uma roupa. verbo intransitivo Possuir cãs, mechas brancas no cabelo; encanecer: com o tempo, branqueou. Etimologia (origem da palavra branquear). Branco + ear.
Branqueamento é um processo de conservação de alimentos, na qual consiste na imersão do alimento em água fervente, ocorrendo o cozimento por um curto período, e em seguida esfriados imediatamente em um recipiente com água gelada. Usa-se principalmente para carne, hortaliças ou frutas que se pretendem congelar.
No caso de processos de congelamento e secagem, o branqueamento é realizado para inativar enzimas, evitando com isso, rápidas alterações de cor, sabor/odor e valor nutritivo destes alimentos.
Retire as batatas da água, e enxugue-as uma a uma. Congele em aberto. Depois de congeladas, coloques-as em sacos próprios para congelamento, bem fechados, e volte ao congelador. Frite as batatas ainda congeladas, em óleo bem quente até ficarem douradas.
Para retirar o excesso de amido, é preciso deixar as batatas cortadas de molho na água por cerca de 5 minutos ou mais. Troque a água três vezes, para se livrar do amido que fica decantado no fundo da vasilha, e espere pelo menos cinco minutos antes da próxima troca. Por fim, seque as batatas com um pano limpo.
Ao cozinhar, o amido na batata absorve o fluido e se dilata, fazendo sua polpa ficar farinhenta e macia, a qual estava dura e crocante. Se desejar reduzir a quantidade de amido nelas, por questões de saúde ou por achar que cozinham melhor com menos amido, é possível usar água fria para eliminar um pouco dele.
Para que fique sequinha, é essencial um pré-preparo para diminuir a umidade da batata. É indicado, por exemplo, colocá-la ainda com casca no micro-ondas por 8 minutos antes de cortar e fritar. A "crocância" estará garantida justamente pela desidratação de sua camada superficial.