Como Contextualizar Uma Obra?

Como contextualizar uma obra

Segundo Barbosa (2011), a arte-educação se dá por meio de três pilares: o contextualizar, o ler e o fazer. O contextualizar consiste na compreensão da história da arte no qual estão presentes a cultura da época, o momento histórico, a vida do artista, o movimento artístico e a sociedade em que a obra foi produzida.

Também chamados impressões ou imagens fotogramáticas […], os fotogramas são, numa definição genérica, imagens realizadas sem a utilização da câmera fotográfica, por contato direto de um objeto ou material com uma superfície fotossensível exposta a uma fonte de luz. Essa técnica, que nasceu junto com a fotografia e serviu de modelo a muitas discussões sobre a ontologia da imagem fotográfica, foi profundamente transformada pelos artistas da vanguarda, nas primeiras décadas do século XX. Representou, mesmo ao lado das colagens, fotomontagens e outros procedimentos técnicos, a incorporação definitiva da fotografa à arte moderna e seu distanciamento da representação figurativa.

O que significa ler e escrever uma obra de arte?

Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir - lugar e tempo, emissor e receptor, etc. - e que permitem sua correta compreensão.

Saber a informação pode te ajudar a construir uma narrativa forte e segura, assim, ainda te garante uma excelente divulgação de um leitor para o outro. E tenha certeza: quanto melhores forem os seus textos, mais e mais irão se destacar na carreira de escritores.

Sendo assim, na literatura, em específico, o termo se refere a um contexto semelhante à realidade, que seja fiel à natureza do mundo real, mesmo que na ficção. 

Conte com a UICLAP para realizar o seu sonho de publicar um livro, de maneira prática. 

Conte com a UICLAP para realizar o seu sonho de <strong>publicar um livro</strong>, de maneira prática. 

O Guia do Ensino é um site com conteúdos escolares destinados ao apoio à educação no Brasil. Alunos e professores podem utilizar livremente para fins escolares todos os conteúdos disponíveis no site.

Nesse sentido, tenha em mente que o entendimento deve ir muito além das interpretações de textos e das regras da Língua Portuguesa ou das grandes obras literárias cobradas no vestibular. Portanto, é preciso contextualizar e compreender as relações que a literatura e a arte têm entre si. 

Na área da Linguística, contextualizar refere-se ao fato de desenvolver um texto que possua uma determinada palavra ou expressão devidamente explicada, para facilitar a compreensão geral do texto produzido.

Índice

Uma estratégia oportuna, nesse sentido, é buscar se aprofundar nos referenciais culturais que cercam o tema que se escreve, lendo outras obras sobre temas similares e buscando entender como outros autores responderam a esse desafio da contextualização de suas idéias.

Portanto, sempre que realizar uma introdução por contexto histórico, atente-se se o fato histórico tem relação com o tema a ser apresentado, evitando, assim, que a introdução fique desconectada com o restante do texto ou que ocorra fuga ou tangenciamento ao tema.

Por isso, quando você se deparar com um quadro no meio da prova de literatura, não se desespere, pois tudo tem relação. Afinal, arte é arte, e a literatura faz parte desse cenário como um segmento artístico. 

Métodos e técnicas para realizar uma boa contextualização

Métodos e técnicas para realizar uma boa contextualização

De forma geral, contextualização é o ato de vincular o conhecimento à sua origem e à sua aplicação. A ideia de contextualização entrou em pauta com a reforma do ensino médio, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9.394/96), que acredita na compreensão dos conhecimentos para uso cotidiano.

A contextualização desempenha um papel crucial na compreensão adequada de informações. Ao situar uma informação dentro de seu contexto, é possível obter uma visão mais completa e precisa de seu significado e importância. Além disso, a contextualização também auxilia na identificação de conexões e relações entre diferentes informações, contribuindo para a construção de um conhecimento mais consistente e abrangente. Portanto, ao lidar com qualquer tipo de informação, é fundamental considerar o contexto em que ela está inserida, a fim de evitar interpretações equivocadas e superficiais.

Como fazer a contextualização de um tema?

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Da mesma forma como os personagens de uma obra são analisados, o cenário em que eles estão também deve ser estudado. Afinal, pode conter alguma dica que mostre as relações entre a literatura e a arte ou aos demais saberes. 

Qual a importância da abordagem triangular para o ensino da arte na educação do Brasil?

Por norma, a contextualização é uma das etapas usadas nos trabalhos acadêmicos e científicos (TCC, por exemplo), com o objetivo de justificar e traçar um histórico sobre o objeto de estudo. ... Assim, o pesquisador conseguirá entender características comportamentais que influenciam o seu objeto de estudo, por exemplo.

Uma personagem de quarenta anos, está em uma sala. Ótimo. Fazendo o quê? Pensando em quê? Como ela se sente com o que faz? O ambiente está tranquilo? Ela gosta dele? Por quê? Como está o clima? E fora daquela sala? Como a idade afeta o ambiente em que está? Como é essa sala? Por que é assim? Quem decorou? Houve essa possibilidade? 

As relações entre literatura e arte, bem como outros saberes, estão sempre presentes nos vestibulares, principalmente no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no Enem. Portanto, sempre aparecem questões sobre estes temas conectados de alguma maneira entre si.

UICLAP Indica: Desperte Sua Essência: Um Convite para o Caminho do Autoconhecimento

A contextualização também compreende a justificativa da escolha do tema. Ou seja: por que você escolheu abordar esse tema em seu trabalho? Qual é a relevância social? Qual é a relevância para a ciência?

Você precisa restringir o seu trabalho a uma única análise. Então, delimite seu tema em relação ao tempo e ao espaço. Ou seja: apresente uma data inicial e final para análise em uma localidade específica.

Verossimilhança, de forma resumida, diz respeito a algo que parece real em harmonia com os fatos e a realidade. Por exemplo, um quadro que lembra muito uma fotografia por conta dos seus traços realistas. 

O que é apreciação de uma obra de arte?

A APRECIAÇÃO ARTÍSTICA. Analisar, refletir e compreender os diferentes processos da arte, com seus diferentes instrumentos e manifestações sociais, culturais e históricas. ... OS ASPECTOS HISTÓRICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA ARTE.

Como fazer apreciação em artes?

Para valorizar e apreciar uma arte abstrata, pense no que chama a sua atenção primeiro na obra e por que o artista quis que a sua atenção fosse direcionada para tal lugar. Esse tipo de arte pode ser divertido porque é como se fosse um enigma.

Onde podemos apreciar a arte?

A arte pode ser encontrada em todo o lugar , uma vez que trata - se de uma forma de comunicação por meio de expressões artísticas e culturais. Assim sendo, uma ambiente propício para a visualização de artes é o museu, onde pode - se ver pinturas, esculturas e obras de artes de várias gerações.

Como fazer certificado de autenticidade de obra de arte?

Como escrever um certificado de autenticidade?

  1. Nome do artista.
  2. Título da obra.
  3. Ano de conclusão.
  4. Dimensões totais.
  5. Materiais (tipos de tinta, tela, papel, etc.)
  6. Número da edição, caso seja múltiplo.
  7. Imagem em alta resolução da obra.
  8. Informações adicionais (do que se trata a obra, como conservá-la, etc.)

Como calcular o preço de venda de um quadro?

Se o desenho for mais simples, você pode fazer a seguinte conta: Valor do um trabalho seu dividido pelo nº de horas que você geralmente demora para fazer um trabalho.

Como saber o preço de um desenho?

Vamos dizer que cada retrato simples (com poucos detalhes e pele lisa), no tamanho A4, leve em torno de 20 horas para ser finalizado. Em um mês, consigo fazer 5 retratos; ou seja, 100 horas de desenho, por mês. Então, cada desenho de 20 horas (A4), você poderá cobrar (20h x R$22,00) = R$440,00.