Como sabemos, o sistema urinário é o sistema responsável pela formação da urina. A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra. A formação da urina ocorre na região dos rins chamadas de néfrons.
A urina deixa os néfrons através dos dutos coletores e chega ao ureter. O ureter leva a urina até a bexiga urinária. A bexiga é um órgão elástico que armazena a urina até ela ser eliminada. Da bexiga parte um canal, chamado uretra, que transporta a urina da bexiga para o meio externo.
Após sua passagem pelos néfrons, a urina é liberada nos ureteres, que são canais que irão ligar os rins até a bexiga. A urina fica armazenada na bexiga até que haja o estímulo da micção, quando então a urina vai da bexiga até o ambiente externo através da uretra , tanto no homem quanto na mulher.
Como ocorre a excreção O nosso sangue contém muitas substâncias de que não necessitamos e algumas podem mesmo ser perigosas - água em excesso, sais minerais, células mortas ou alteradas e resíduos das atividades celulares. Por isso têm de ser eliminadas.
O ato de excretar urina é chamado de micção, e ocorre quando esse líquido é expelido através da uretra. Assim como a urina de outros animais, a urina humana é composta principalmente de água (91% a 96%), mas contém também ureia, ácido úrico, sal e outras substâncias.
Nos 3% restantes, podemos encontrar fosfato, sulfato, amônia, magnésio, cálcio, ácido úrico, creatina, sódio, potássio e outros elementos. E ela precisa ser eliminada com frequência para que assim, seja eliminada do nosso corpo substâncias tóxicas, e substâncias que o nosso corpo não irá precisar.
O líquido que bebemos e ingerimos com os alimentos é absorvido pelo intestino e cai na corrente sanguínea. O trabalho dos rins é filtrar o sangue, produzindo a urina. Os rins filtram pouco mais de 100 ml de sangue por minuto.
Quando bebemos água, o líquido passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos rins (temos dois com formato semelhante ao grão de feijão, mas bem maiores).
Apesar de não existir uma conta exata, até 30 minutos antes e 30 minutos depois da refeição é possível se ingerir líquidos sem que atrapalhe a digestão.
Isso ocorre porque as bebidas causam uma distensão abdominal no estômago, o que dá a impressão de que cabem mais alimentos. Por isso, a recomendação é, sempre que possível, beber líquidos antes ou depois das refeições. Essa é a melhor forma de ter mais saciedade e evitar comer em excesso.
Aliás, apesar de ser um hábito em países como o México, Venezuela, Austrália e Colômbia, comer formigas não traz nenhum benefício para a alimentação, pois elas são ricas em proteínas, mas seria necessário comer um formigueiro inteiro para que fizessem alguma diferença.
Por mais que as formigas pareçam um ser inofensivo devido ao seu tamanho e, na maioria dos casos, em sua incapacidade de ferir e atacar, a verdade é você JAMAIS deveria comer um alimento com formigas ou um pedaço de qualquer coisa por onde elas tenham passado.