Por exemplo, se um corpo de 1 kg cai de uma altura de 10 m e colide com um piso duro de concreto, parando depois de se deslocar 5 cm, resultará em uma força média F = 1.
As equações matemáticas estão presentes em diversas situações da Física. Galileu Galilei conseguiu demonstrar que, dois corpos ao serem abandonados da mesma altura, e desprezada a força de resistência do ar (queda livre), chegam ao solo ao mesmo instante, isto é, o tempo de queda é igual para os dois corpos.
A queda livre de um corpo é um movimento no qual o corpo é abandonado de um certa altura e cai acelerado, exclusivamente por efeito da gravidade. No lançamento vertical, o corpo é lançado com uma velocidade inicial e sofre somente a aceleração da gravidade.
A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local. Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão.
10m/s
F=q.v.B · sen(\theta) Em que v representa a velocidade de lançamento, q a carga elétrica, B a intensidade do campo magnético, v a velocidade. com que a carga elétrica é lançada e \theta é o ângulo formado pelas direções do campo magnético e da velocidade. no intervalo 0 < \theta < 180°
Quando um corpo é arremessado para cima ou para baixo, com uma velocidade inicial não nula, chamamos o movimento de Lançamento vertical. Esse movimento também é um movimento uniformemente variado (M.U.V.) como na queda livre, em que a aceleração é a da gravidade.
Lançamento vertical para cima é um movimento unidimensional que ocorre quando um corpo é arremessado para cima e, portanto, com uma velocidade inicial não nula, passando a sofrer uma desaceleração em razão da gravidade.
Queda livre é o nome dado ao movimento de um objeto que é abandonado verticalmente, de forma que ele percorra uma trajetória em direção ao solo terrestre e sob influência de uma única força física: a gravidade.
Algo é vertical quando é representado de cima para baixo (ou de baixo para cima), enquanto horizontal é algo representado em uma direção paralela ao horizonte, ou nivelado. ...
O movimento vertical é um movimento uniformemente variado, onde a aceleração que é utilizada é a própria aceleração da gravidade, como características importantes temos que o tempo de subida é igual ao de queda (já que usualmente desprezamos a resistência do ar) e que o corpo atinge sua altura máxima a velocidade ...
O elemento diferenciador das espécies de lançamento é a participação dos sujeitos ativo e passivo no procedimento. Em outras palavras, o que diferencia as espécies de lançamento é a maior ou a menor participação dos sujeitos nos atos tendentes à verificação da ocorrência do fato gerador.
g é negativo Como a gravidade aponta sempre para baixo, quando jogamos algo para cima, o movimento será acelerado negativamente, até parar em um ponto, o qual chamamos Altura Máxima.