Determine a medida do apótema da pirâmide a seguir, sabendo que sua altura mede 4,8 cm e o apótema da base mede 3,6 cm. Resolução: O apótema de uma pirâmide é o segmento que parte do vértice até a base da lateral, formando um ângulo reto, isto é, a medida da altura da face lateral.
Faces laterais são regiões planas triangulares que passam pelo vértice da pirâmide e por dois vértices consecutivos da base. ... Apótema é a altura de cada face lateral. Superfície Lateral é a superfície poliédrica formada por todas as faces laterais. Aresta da base é qualquer um dos lados do polígono da base.
Pirâmide de base quadrada Em uma pirâmide com base retangular resolve-se, inicialmente a área do retângulo (lado menor x lado maior), multiplica-se pela altura e divide por três. No caso de uma pirâmide quadrada, a base será um quadrado e a área do quadrado o lado ao quadrado (l2).
Base: corresponde à região plana poligonal na qual se sustenta a pirâmide. Altura: designa a distância do vértice da pirâmide ao plano da base. ... Superfície Lateral: É a superfície poliédrica composta por todas as faces laterais da pirâmide.
Por ser um polígono, o triângulo possui perímetro (soma das medidas dos lados) e área. No caso dos triângulos, a área é medida através da metade do produto da base pela altura, de acordo com a fórmula: , com b medida da base e h medida da altura.
Com b = base e h = altura do paralelogramo. Para calcular a área total de um prisma, basta somar a área de suas bases e a área lateral. Não existe uma fórmula geral para essa soma, pois o número de faces de um prisma é variável e não existem fórmulas para áreas de polígonos que possuem mais de quatro lados.
As bases do cilindro estão situadas em planos paralelos. Têm grande interesse os cilindros gerados pela revolução completa de um rectângulo, em torno de um dos seus lados. O cilindro de revolução que podemos ver na figura foi gerado pelo rectângulo [ABCD] , quando este roda uma volta completa em torno do lado [AB] .
O cilindro é sólido geométrico tridimensional formado por um total de três superfícies. Duas dessas superfícies são planas (as formas circulares em suas extremidades) que tem como maneira de cálculo de área a mesma fórmula de um circulo, π . r^2. A outra restante não é plana (seu corpo de aspecto arredondado).
O cilindro é um sólido geométrico com duas faces planas, em forma de círculo, que são as suas bases, e uma face lateral curva.
Tem seis superfícies! É só contar!
Os objetos formados apenas por superfícies planas são o dado e a peça de dominó. Ambos são poliédros uma vez que se constituem em formas geométricas espaciais que possuem todas as faces planas.
O paralelepípedo possui: 6 faces (paralelogramos) 8 vértices. 12 arestas.
O cilindro o cone e a esfera são corpos redondos. Chamamos de corpos redondos os sólidos geométricos que possuem suas superfícies curvas. Eles também são conhecidos como sólidos de revolução, por serem construídos a partir da rotação de uma figura plana.
Geométrica - GD - aula sobre Superfícies Curvas de Revolução. São superfícies curvas geradas pelo movimento de uma linha que gira em torno de um eixo fixo. 1. Se a geratriz é uma reta que é paralela ao eixo, se gera a superfície cilíndrica.