Corte em pedaços pequenos e, em seguida coloque-os em uma panela com água fervente. Espere até a água voltar a ferver, retire o alimento e coloque-o em uma vasilha com água gelada e gelo, por 2 minutos.
Branqueie as folhas. Ferva-as por dois minutos e meio. Trabalhe em lotes se tiver mais folhas do que o que cabe na panela e deixe a água voltar a ferver antes de colocar mais folhas. Branquear os vegetais dessa maneira mata as enzimas e as bactérias que podem destruir a cor, o sabor e os nutrientes deles.
Caso o objetivo seja conservar couve, brócolis, espinafre e outros vegetais verde-escuros (que são geralmente refogados), a nossa sugestão é recorrer à tática do congelamento. Para isso, lave bem os alimentos, seque e coloque-os em potes herméticos separados. Depois, é só colocar no freezer para o devido armazenamento.
Mas também dá para usar um pano de prato limpo ou papel-toalha. Guarde as folhas em um recipiente com tampa ou em saco plástico. Mais um truque de restaurante: algumas folhas de papel-toalha secas, entre as camadas de verdes, ajuda a manter o frescor. O papel absorve qualquer umidade e mantém as folhas secas.
11 alimentos que não deve congelar