Morfologia funcional – estudo da relação entre estrutura e função das formas morfológicas. ... Morfologia vegetal – estuda as estruturas dos organismos vegetais. • Morfologia externa – estuda as partes externas dos organismos.
A estrutura das sementes é constituída pelo embrião da planta revestido com seu suprimento nutricional. Sua origem decorre da fecundação da oosfera contida no óvulo. As sementes consistem no embrião da planta revestido com seu suprimento nutricional, geralmente o endosperma.
Fruto: O fruto é o produto da fecundação entre as partes masculina e feminina da planta. O óvulo da plantinha dá origem à semente e o ovário se torna o fruto.
Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas: Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera. Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário. Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores.
Os frutos que se desenvolvem a partir do ovário da flor são chamados frutos verdadeiros e neles distinguimos as seguintes partes: pericarpo e semente. O pericarpo corresponde à parte externa do fruto e nele podemos observar três camadas: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Este último se for duro, recebe o nome de caroço.
Androceu: órgão reprodutor masculino da flor formado por um conjunto de estames, cujo número varia de nenhum a dezenas, dependendo da espécie da flor. Os estames são formados pelo filete e pela antera. É na antera que encontramos os grãos-de-pólen. Gineceu: órgão reprodutor feminino da flor.
O fruto é o ovário maduro da flor das angiospermas. Após o processo de fecundação, o ovário da flor desenvolve-se e forma o fruto, e os óvulos, as sementes.
Os polinizadores são agentes que garantem a reprodução das gimnospermas e das angiospermas pelo transporte de pólen. Sem esses agentes, a biodiversidade estaria ameaçada. A polinização pode ser definida como o transporte de pólen do local onde é produzido até a parte feminina da planta.
Os tipos gerais de polinização são os seguintes:
O objetivo principal de qualquer flor é atrair o agente polinizador, para garantir a perpetuação de espécie pela polinização. Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia).
Principais polinizadores. Os animais polinizadores são, em sua maioria, insetos tais como abelhas, moscas, borboletas e etc. Mas também há polinizadores vertebrados, como aves, morcegos, mamíferos não voadores, lagartos e muitos outros.
Agentes polinizadores
As pétalas podem se adaptar de diversas maneiras, dependendo das preferências de alimentação, olfato, pouso e visão do agente polinizador. Por exemplo: Existe uma orquídea que suas pétalas se adaptam ao polinizador, no caso, a vespa.
A polinização das angiospermas mais cobrados em provas são: Anemofilia (vento) Hidrofilia (Água), Entomofilia (insetos), Onitofilia (Aves), Quiroptelofilia (morcegos), Malacolofilia (Moluscos), Antropofilia (Homem).
As abelhas têm um papel muito importante para a manutenção da biodiversidade. Os agentes polinizadores propiciam que numerosas espécies de plantas com flores gerem frutos e sementes. “Se diminuirmos a abundância ou a diversidade de espécies de abelhas existentes, a reprodução das plantas muda e as paisagens também.