EQST

O Que O PSA?

O que o PSA? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é o PSA?

O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados ​​pelo câncer de próstata.

Qual a função do PSA?

Antígeno prostático específico (PSA) é uma pro- tease da família das calicreinassintetizada no epitélio prostático e excretada no fluido seminal. Sua função principal é a liquefação do fluido seminal, por isso sua concentração no plasma é normalmente pequena.

Qual a importância do PSA livre?

Isso porque a relação entre o PSA livre e o PSA total é fundamental para a detecção do câncer. Quando é superior a 20%, indica que a alteração é benigna. Já um valor menor do que esse limite é indicativo de câncer, sendo recomendada a biópsia.

O que fazer para baixar o PSA da próstata?

Adicione um pouco de soja. Os alimentos à base de soja contêm isoflavonas, que podem retardar o crescimento das células cancerígenas e reduzir os níveis de PSA em homens com câncer de próstata. Os países com elevado consumo de soja têm níveis muito mais baixos de câncer de próstata que nos Estados Unidos.

Quais doenças alteram o PSA?

A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) pode estar alterada por outras doenças e condições que não o câncer, como a Hiperplasia Prostática Benigna (crescimento da próstata) e a prostatite (inflamação na próstata).

Como aumentar o PSA livre?

São várias as condições em que o PSA pode aumentar, de forma permanente (como nos casos de câncer ou de hiperplasia prostática benigna) ou de maneira transitória (relação sexual, ejaculação, ciclismo/hipismo/motociclismo, infecção urinária, ressecção transuretral da próstata, retenção urinária aguda, massagem ...

Como calcular a relação PSA livre e total?

Primeiramente a relação PSA livre/total. Pode-se se fazer uma conta simples: dividir o valor do PSA livre pelo valor do PSA total. Se essa relação for menor que 10%, 56% dos homens terão Câncer de Próstata detectado. Porém se essa relação for acima de 25%, apenas 8% o terão.