3- O ALOS PALSAR Ele usa o Satélite Avançado de Observação Terrestre “DAICHI” (ALOS) baseado no mapeamento estéreo do PRISM. Onde você pode baixar? Através do site ASF, selecionando a área de interesse. Para baixar você precisará logar ou criar uma conta gratuita no EarthData da NASA se ainda não tiver uma.
Baixando o MDE no site do projeto TOPODATA Para baixar o Modelo Digital de Elevação (MDE) você deve clicar na primeira opção, Altitude. Uma pasta zipada será baixada para seu computador. Para visualizar o MDE você deve descompactar a pasta e abrir o arquivo em algum software que suporte o formato .
Escolha a opção Level-1 GeoTIFF Data Product para o download (Figura 9): Figura 9. Janela para escolha do produto que se deseja obter. Fonte: USGS (2019). Agora é só aguardar o download e posteriormente carregar a imagem no aplicativo computacional de processamento de dados de sua preferência.
No site americano, para baixar imagens Landsat-8, o usuário é obrigado a realizar o download de arquivos que superam 1 GB de tamanho. No Catálogo do INPE, faça o download apenas das faixas espectrais que são do seu interesse e não se esqueça do Arquivo de Metadados MTL.
Em seu e-mail, clique no link enviado pelo INPE e acesse a página com os arquivos para download. Clique em cada um dos arquivos correspondentes às bandas da imagem, salvando-as em algum lugar de sua preferência.
Para ativar a funcionalidade “ao vivo” do Google Earth é bem simples, após instalar o software execute o programa. Clique no menu “visualizar”, escolha a opção “imagens ao vivo” e pronto. Agora é só aproximar o zoom da sua casa, peça para alguém sair na rua e acenar para o satélite. Voilà.
A série LANDSAT teve início na segunda metade da década de 60, a partir de um projeto desenvolvido pela Agência Espacial Americana e dedicado exclusivamente à observação dos recursos naturais terrestres. Essa missão foi denominada Earth Resources Technology Satellite (ERTS) e em 1975 passou a se chamar Landsat.
1.
15 metros
Evolução do Sensoriamento Remoto O Sensoriamento Remoto (SR) é definido como uma técnica de obtenção de imagens dos objetos da superfície terrestre sem que haja um contato físico de qualquer espécie entre o sensor e o objeto.
O sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas e procedimentos tecnológicos que visa à representação e coleta de dados da superfície terrestre sem a necessidade de um contato direto.
Sensoriamento remoto ou deteção remota é o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos.
A importância do sensoriamento remoto nos dias de hoje é que por meio de recursos óptico-eletrônicos permite que haja a coleta de dados sobre a superfície terrestre sem a necessidade de um aparato que entre em contato com o solo.
Os satélites artificiais são equipamentos construídos pelo homem que, após serem lançados no espaço, permanecem em órbita ao redor da Terra. Esses equipamentos tornaram-se fundamentais para uso de tecnologias na Terra, comunicação e estudos sobre o planeta.
Essa técnica permite também a produção de mapas e cartas topográficas, pois fornece uma visão ampla e com escala adequada da superfície terrestre. Inicialmente, as primeiras imagens pela técnica da aerofotogrametria eram obtidas através da utilização de aves ou pequenos balões.
Fotogrametria representa a criação do espaço-objeto (espaço tridimensional), utilizando o espaço-imagem (conjunto de imagens bidimensionais). ... Na imagem de satélites, os satélites coletam imagem que permite ANALISAR todo tipo de REALIDADE.
Para ver como as imagens mudaram ao longo do tempo, veja versões antigas de um mapa na linha do tempo.
O levantamento aerofotogramétrico é um dos métodos utilizados para o mapeamento da superfície terrestre. O voo fotogramétrico é realizado por uma aeronave, na qual é acoplada uma câmera fotogramétrica que cobre toda a área a ser mapeada.
Aerofotogrametria é o nome dado ao método de obtenção de dados topográficos por meio de fotografias aéreas, geralmente, com o fim de mapeamento. ... Cada foto tirada em uma faixa de vôo deve sobrepor-se a outra em 25% lateralmente, e em 60% longitudinalmente.
Quando o sensoriamento remoto opera a partir de imagens fotográficas da superfície terrestre, dá-se o nome de aerofotogrametria, que possui a vantagem de ser tecnicamente mais simples e relativamente mais precisa, em função da proximidade das fotografias aplicadas.
Significado de Aerofotografia substantivo feminino Processo de tirar fotografias aéreas.
A fotografia aérea permite a visualização de áreas verdes, estacionamento, avenidas, etc. Na ocasião em que o professor estiver trabalhando com a elaboração de mapas, ele pode utilizar como recurso didático as fotografias aéreas. As fotografias aéreas permitem uma boa visualização e facilita a interpretação dos dados.
As fotografias aéreas são tomadas de tal maneira que um mesmo objeto aparece em duas fotografias sucessivas, tiradas de ângulos diferentes. Com essas duas fotografias, faz-se chegar a cada olho uma imagem do objeto a ser estudado.