EQST

O Que Espculas?

O que é espículas?

Significado de Espícula substantivo feminino Pequena espiga. Nome dos corpúsculos siliciosos ou calcários que constituem o esqueleto das esponjas.

Qual é a função das espículas no organismo desses animais?

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina. As espículas apresentam diversas formas e são classificadas de acordo com seu tamanho.

Como são secretadas as espículas das esponjas pelos Esclerocitos?

As espículas são secretadas pelos esclerócitos - células que estão contidas no meso-hilo (ou mesogleia). As espículas podem estar fixadas no meso-hilo compondo o esqueleto nas formas de monáxonas (possui 2 pontas), triáxonas (3 pontas), tetráxonas (4 pontas) e hexactinélidas (6 pontas).

O que são espículas Silicosas?

O esqueleto pode ser constituído por espículas calcárias ou silicosas, segregadas por células especiais - espongioblastos ou escleroblastos - da camada mediana ou mesênquima; por fibras de proteína (espongina), quimicamente relacionadas à queratina e ao colágeno; ou por uma combinação de espículas silicosas e espongina ...

Qual a função da espongina e das espículas?

A espongina é muito usada para a fabricação de esponjas sintéticas. A espongina não produz as espículas. As espículas podem ser calcárias ou silicosas dependendo da classe taxonômica; espículas formam o rígido esqueleto das esponjas (Filo Porífera), assim como fornecem proteção contra predadores.

O que são as células totipotentes das esponjas e onde atuam?

Estes são células fagocitárias que participam da digestão. Também são capazes de se diferenciarem em outros tipos de células (células totipotentes); ... PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme.

Qual a principal função dos coanócitos para as esponjas?

Os coanócitos são células dotadas de flagelos que, ao se movimentarem, permitem o deslocamento da água no interior do corpo do animal.

O que são a espongina e as espículas?

A espongina é muito usada para a fabricação de esponjas sintéticas. ... A espongina não produz as espículas. As espículas podem ser calcárias ou silicosas dependendo da classe taxonômica; espículas formam o rígido esqueleto das esponjas (Filo Porífera), assim como fornecem proteção contra predadores.

Qual a função dos coanócitos e das espículas em uma esponja?

b) A função dos coanócitos, células típicas desse filo, é promover o fluxo de água pelo corpo do animal e absorver partículas de alimentos, as quais são digeridas intracelularmente pelos próprios coanócitos. A função das espículas é dar sustentação ao corpo da esponja.

Quais as funções Amebócitos espículas é átrio?

Os amebócitos apresentam movimentação por meio de pseudópodes e ajudam, entre outras funções, a transportar nutrientes para outras células e produzir materiais que formarão o esqueleto. O material esquelético, por sua vez, é formado por espículas e/ou fibras de espongina.

Qual é a importância do capsídeo para um vírus?

Capsíde ou capsídeo é o invólucro de origem proteica dos vírus formado por proteínas e que protege e facilita sua proliferação, e além de proteger o ácido nucléico (DNA ou RNA e, em alguns casos raros, os dois tipos juntos), tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície celular.

O que são os poríferos?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.