As hemácias possuem um diâmetro maior do que os próprios capilares sanguíneos, por isso durante sua passagem elas sofrem uma pequena alteração em sua forma para conseguirem fluir através dos capilares.
Os neutrófilos e monócitos podem atravessar a parede dos capilares sanguíneos e defender os tecidos, que estão ao redor dos vasos, contra agentes invasores.
Os eritrócitos, também chamados de glóbulos vermelhos ou hemácias, possuem grande flexibilidade, formato arredondado e forma de disco bicôncavo, isto é, apresentam centros mais finos e bordas mais espessas. Quando maduras, essas células não possuem núcleo nem algumas organelas, como é o caso das mitocôndrias.
O sangue humano é formado por plasma, um líquido composto principalmente por água e proteínas, além de alguns tipos celulares: hemácias, leucócitos e plaquetas. As hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos, são células sanguíneas que têm formato de disco bicôncavo e são anucleadas quando maduras.
Hemácias são os glóbulos vermelhos responsáveis pelo transporte de oxigênio. "Normo" significa normal. "Cística" está relacionada com o tamanho e "crômica" com a cor da célula. Portanto, se as hemácias são normocísticas e normocrômicas, elas são estão dentro da normalidade.
Os três primeiros dados, contagem de glóbulos vermelhos, hemoglobina e hematócrito, são analisados em conjunto. Quando estão reduzidos, indicam anemia. E, quando elevados indicam policitemia, que é o excesso de hemácias circulantes.
Os parâmetros hematológicos analisados foram: i) Eritrograma: contagem de eritrócitos, hemoglobina, hematócrito, Volume Corpuscular Médio (VCM), Hemoglobina Corpuscular Média (HCM), Concentração Hemoglobínica Corpuscular Média (CHCM) e Amplitude de Distribuição Eritrocitária (Red Cell Distribution Width – RDW); ii) ...
Hematócrito e hemoglobina Os três primeiros dados, contagem de hemácias, hemoglobina e hematócrito, são analisados em conjunto. Quando estão reduzidos, indicam anemia, isto é, baixo número de glóbulos vermelhos no sangue. Quando estão elevados indicam policitemia, que é o excesso de hemácias circulantes.