Respiração. A pele fina e úmida dos anelídeos permite as trocas gasosas com o ambiente, o que caracteriza a respiração cutânea. Os anelídeos aquáticos realizam a respiração branquial.
A respiração traqueal é comum em alguns artrópodes, como os insetos. Nesse tipo de respiração, a troca gasosa ocorre através de tubos ocos que se ramificam pelo corpo do animal e recebem o nome de traqueia. Essas estruturas comunicam-se com o exterior através de uma região conhecida como espiráculos.
A respiração traqueal é o tipo de respiração em que as trocas gasosas ocorrem através das traqueias. Esse tipo de respiração ocorre em insetos, alguns carrapatos, aranhas e centopeias. ... As traqueias formam um sistema altamente ramificado, permitindo a oxigenação em todas as partes do corpo do animal.
A respiração das aves ocorre através de pulmões rígidos que se localizam na região torácica do animal.
O pulmão direito é localizado na parte anterior do corpo, para evitar problemas de respiração e circulação quando a serpente se alimenta. Nas serpentes aquáticas o pulmão direito é bem maior, e sua parte inferior é modificada para possibilitar o controle de flutuação na água.
Fosseta loreal é um órgão sensorial termorreceptor presente nas serpentes da família Viperidae, capaz de detectar variações mínimas de temperatura, dependendo da espécie pode ter sensibilidade para uma variação de 0,003 ºC, o que auxilia na captura de animais endotérmicos (ex.: roedores).
01 — Langaha madagascariensis. Esta serpente de aparência bizarra, também conhecida como a cobra folha de nariz malgaxe, é uma espécie arbórea de Madagascar.
Introdução. As cobras são répteis de corpo longo e esguio, sem pernas nem braços. São parentes próximas dos lagartos. Existem cerca de 2.
Esse nome, cobra-cega, é dado porque o corpo de tais animais é comprido, alongado e sem patas, tal como as serpentes . ... Os olhos da cobra-cega são quase “invisíveis”. Outras características das cobras-cegas é que elas possuem anéis em todo o comprimento do corpo; e pele bastante úmida, assim como muitos outros anfíbios.
Cascavel-chifruda: 29 km/h
Apesar disto, as cobras utilizam muito bem os outros sentidos para perceber o ambiente. ... Só que não é isso que acontece, quando uma serpente dardeja a língua do ar, ou seja, põe a língua para fora, ela está apenas captando partículas que vão ser percebidas dentro da boca pelo chamado órgão vomeronasal.
Por meio da distinção da temperatura corporal, a cobra consegue identificar a presença e o tamanho de sua presa, sabendo a posição e a distância que ela se encontra, além de distinguir o sentido e a velocidade do seu movimento.
Alguns deles preferem viver em grama baixa, enquanto outros fazem seus ninhos nos porões e outros se escondem na floresta. Os tipos de cobras que habitam o Norte e o Sul também se diferem muito.
O símbolo da COBRA está associado, no aspecto positivo, à sabedoria, à ascensão e à força espiritual. No aspecto negativo, está relacionado com traição e falsidade. Conheça os vários significados e simbologias deste animal misterioso, que nos causa medo, pavor, mas também muita admiração e respeito.
Eu peguei meu cajado, abençoado e marcado a fogo com a cruz de São Bento, saí em direção à porteira. No caminho, não muito longe da casa, uns vinte passos, a famigerada cobra preta veio ao meu encontro.
São Bento
Aves de rapina como águias, falcões, corujas e aves secretário se alimentam de serpentes, assim como seriemas e emas. Embora muitas aves ocasionalmente se alimentem de serpentes, as espécies verdadeiramente especializadas são raras: todas pertencem ao grupo das aves de rapina.