É na família que ela encontrará apoio para se desenvolver nos aspectos cognitivo, social, entre outros. Toda criança aprende a partir da observação sobre o comportamento e atitudes de seus responsáveis, sendo assim a criança reproduzirá toda e qualquer atitude que vier aprender no seio familiar.
Quando o protagonismo do aluno se torna o objetivo de toda a escola, o professor assume o papel de facilitador e mediador do processo. Na prática, o educador guia os alunos e oferece liberdade para que, coletivamente, tenham a chance de decidir para onde voltar sua atenção e dedicar seus esforços de aprendizado.
O protagonista é, portanto, a figura central do texto narrativo, que persegue os objetivos centrais do enredo de uma história. Ele também é considerado como o herói da trama, muito embora esta atribuição possa ser dada relutantemente ao avaliar a trajetória do personagem.
Um protagonismo discente, possibilita que o aluno não apenas tenha êxito em seus conhecimentos teóricos e práticos, mais aprende a exercer os valores universais, como o respeito ao colega, relacionamento interpessoal, colaboração em trabalhos grupal, possibilitando um olhar sensível a realidade de cada um.
4 passos para tornar seu aluno o protagonista do próprio aprendizado
Eleições: Como priorizar a Educação
Quais são os maiores benefícios de investir em uma educação personalizada?
Usar a tecnologia para conectar e engajar seus estudantes é uma ótima maneira de oferecer caminhos personalizados de ensino. Uma grande parte da viabilidade dessas novas práticas se deve à evolução e implementação das tecnologias educacionais nas competências de ensino.
Nesse contexto, a atividade de aprendizagem é considerada um componente da atividade humana, orientada para a aquisição, não apenas de conceitos, generalização, análise, síntese, raciocínio teórico, pensamento lógico... mas também para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, subjetivo e social.